Ir para o conteúdo

Como Funciona?

O proprietário do veículo, seja pessoa física ou jurídica, acessa a solução disponibilizada pelo cartório e solicita a geração de uma intenção de venda para um comprador específico. A plataforma do cartório se conecta à API do Venda Digital Cartórios, que verifica a situação do veículo tanto na base nacional do RENAVAM quanto no Detran de jurisdição do veículo, assegurando que a venda pode ser realizada.

Após a aprovação pelo Detran, o ATPVe é gerado e disponibilizado em formato digital, permitindo que o sistema do cartório colete as assinaturas. As assinaturas são realizadas em etapas: primeiro pelo comprador e, em seguida, pelo vendedor. Em ambos os momentos, uma nova validação é realizada nas bases nacional e estadual.

Com o processo devidamente autorizado, o cartório encaminha o documento assinado para o Venda Digital Cartórios, que gera automaticamente a comunicação eletrônica de venda e a envia para o Detran responsável, garantindo o registro e conhecimento do órgão sobre a transação.


Última atualização: 17 de março de 2025
Criada: 17 de março de 2025