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FAQs

1. Senatran - Instituições Técnicas Licenciadas (ITL) 1.1. Requisitos para Atuação como ITL
  • A entidade interessada em atuar como ITL deve apresentar ao SENATRAN o requerimento do Anexo II, conforme a Portaria nº 27/17.
  • Toda a documentação necessária para solicitar a licença está descrita na Portaria DENATRAN nº 27/17 e na Resolução CONTRAN nº 632/16.
  • Para acesso aos sistemas da SENATRAN, também é necessário atender à Portaria DENATRAN nº 15/2016.

1.2. Guia de Recolhimento da União (GRU)
  • Devido a ajustes no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), a Unidade Gestora 200012 – SENATRAN foi substituída pela 390033 – SENATRAN para a emissão da GRU.
2. Portarias e Alvarás 2.1. Renovação de Portaria Vencida
  • Em casos de Portaria vencida, é necessário contato direto com o Órgão Senatran.
  • Telefones disponíveis: 61-2029-8191 / 61-2029-8429.
3. Cadastro e Acesso ao Sistema Redmine 3.1. Cadastrar Novo Usuário no Redmine
  • Para solicitar o cadastro de um novo usuário no Redmine, é necessário fornecer:
    • Nome
    • CPF
    • E-mail (não pode estar associado a outro CPF).
  • O primeiro cadastro pode ser solicitado via telefone (61) 2021-8126 ou pelos e-mails:
    • jader.brauner@serpro.gov.br
    • ivan.santos@serpro.gov.br
    • mario.lima@serpro.gov.br
4. Estrutura da Senatran 4.1. Departamentos da Senatran>
  • SENATRAN – Secretário Nacional de Trânsito:
    • DESEG: Departamento de Segurança no Trânsito.
    • DRFG: Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão.
      • Telefone: (61) 2029-8463
      • E-mail: drfg@transportes.gov.br
  • CGSIE: Coordenação-Geral de Sistemas de Informação e Estatísticas.
    • Telefones: 61-2029-8246, 61-2029-8345, 61-2029-8254
    • E-mail: cgsie@transportes.gov.br
  • CGSV: Coordenação-Geral de Segurança Viária.
    • Telefones: 61-2029-8192, 61-2029-8193, 61-2029-8194
  • CGTI: Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação.
5. Emissão/Alteração de Termo de Alteração (TA) 5.1. Emissão ou Alteração de TA
  • Para emissão ou alteração de Termo de Alteração (TA), é necessário contato direto com a SENATRAN.
  • Horário de atendimento: 09:00 às 17:00.
  • Contato:
    • CGSIE – Coordenação-Geral de Sistemas de Informação e Estatísticas
    • Telefone: (61) 2029-8246
    • E-mail: cgsie@transportes.gov.br
6. ITL Não Cadastrada no SISCSV 6.1. Cadastramento de ITL no SISCSV
  • O cadastro de ITLs no sistema SISCSV é responsabilidade da SENATRAN.
  • O SERPRO só pode atuar após as autorizações serem repassadas via Redmine e SISCSV.
  • Para orientações sobre o processo de cadastramento, é necessário contato direto com a SENATRAN.
  • Endereço: Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN, Ministério dos Transportes - Esplanada dos Ministérios, Bloco R, 70.044-900 – Brasília/DF.
  • CGSV – Coordenação-Geral de Segurança Viária.
    • Telefone: 61-2029-8256, 61-2029-8194
7. Questões Relacionadas a Escopo 7.1. Alterações Cadastrais
  • Toda e qualquer alteração cadastral deve ser feita diretamente com a SENATRAN.
  • Contato sugerido: 61-2029-8193, 61-2029-8199, 61-2029-7926.
8. Emuladores Utilizados pelas UGC 8.1. Lista de Emuladores sob gestão das ITLs, que disponibilizam acesso à solução Serpro SISCSV:
  • COMPULETRA: VistoriaPro
  • COMPUTRAN.
  • IBRASCAN: SVMax Pro.
  • OTIMIZA: SIVWin.
9. Distrato com o Serpro 9.1. Solicitar Distrato
  • O distrato deve ser solicitado via sistema Redmine.
  • Especificar o interesse no distrato da empresa junto ao SERPRO.
10. Contratos 10.1. Renovação ou Nova Contratação
  • O acompanhamento das tarefas e relacionamento com o SERPRO deve ser feito via Redmine.
  • Atualizações e alterações cadastrais devem ser feitas na aba "Editar" do sistema.
  • Não anexe documentos, a menos que solicitado.
10.2. Criação de Novo Usuário
  • Para criar novos usuários, solicite via Redmine informando:
    • Nome, CPF e E-mail (não utilizado por outro CPF).
10.3. Cadastramento Inicial no Redmine
  • Para iniciar o processo de contratação, é necessário informar o número da contratação padronizada.
11. Acionamento e Suporte via Central Serpro-CSS 11.1. Como Abrir Chamados
  • Para abrir acionamentos, registre os detalhes via CSS - Central de Serviços do SERPRO.
  • Link: Serpro CSS
  • Telefone de contato: 0800-728-2324
11.2. SISCSV - Sistema de Certificação de Segurança Veicular e Vistoria
  • Link: Formulário SISCSV
  • 12. Questões Financeiras 12.1. Como Tratar Questões Financeiras
      Para tratar de questões financeiras, utilize as orientações disponíveis no Menu Financeiro desta Central de Ajuda. Você também pode contar com o Chatbot Financeiro, que oferece recursos como levantamento de débitos e orientações para a geração de boletos diretamente na Área do Cliente.
    • Acesse o Chatbot Financeiro aqui:
    • Informações Necessárias:
      • CNPJ da empresa.
      • Produto ou serviço contratado.
    13. Certificado Digital 13.1. Instalação e Renovação de Certificado Digital
    • Solicitar via Redmine.
    • Informar a Data e Hora de vencimento do certificado atual com até 15 (quinze) dias de antecedência.
    • Caso o novo certificado já tenha sido instalado, enviar a Data e Hora da instalação e o resultado dos testes de acesso.

    Última atualização: 10 de dezembro de 2024
    Criada: 27 de novembro de 2024