FAQs
1. Senatran - Instituições Técnicas Licenciadas (ITL)
1.1. Requisitos para Atuação como ITL- A entidade interessada em atuar como ITL deve apresentar ao SENATRAN o requerimento do Anexo II, conforme a Portaria nº 27/17.
- Toda a documentação necessária para solicitar a licença está descrita na Portaria DENATRAN nº 27/17 e na Resolução CONTRAN nº 632/16.
- Para acesso aos sistemas da SENATRAN, também é necessário atender à Portaria DENATRAN nº 15/2016.
1.2. Guia de Recolhimento da União (GRU)
- Devido a ajustes no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), a Unidade Gestora 200012 – SENATRAN foi substituída pela 390033 – SENATRAN para a emissão da GRU.
2. Portarias e Alvarás
2.1. Renovação de Portaria Vencida- Em casos de Portaria vencida, é necessário contato direto com o Órgão Senatran.
- Telefones disponíveis: 61-2029-8191 / 61-2029-8429.
3. Cadastro e Acesso ao Sistema Redmine
3.1. Cadastrar Novo Usuário no Redmine- Para solicitar o cadastro de um novo usuário no Redmine, é necessário fornecer:
- Nome
- CPF
- E-mail (não pode estar associado a outro CPF).
- O primeiro cadastro pode ser solicitado via telefone (61) 2021-8126 ou pelos e-mails:
- jader.brauner@serpro.gov.br
- ivan.santos@serpro.gov.br
- mario.lima@serpro.gov.br
4. Estrutura da Senatran
4.1. Departamentos da Senatran>- SENATRAN – Secretário Nacional de Trânsito:
- DESEG: Departamento de Segurança no Trânsito.
- DRFG: Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão.
- Telefone: (61) 2029-8463
- E-mail: drfg@transportes.gov.br
- CGSIE: Coordenação-Geral de Sistemas de Informação e Estatísticas.
- Telefones: 61-2029-8246, 61-2029-8345, 61-2029-8254
- E-mail: cgsie@transportes.gov.br
- CGSV: Coordenação-Geral de Segurança Viária.
- Telefones: 61-2029-8192, 61-2029-8193, 61-2029-8194
- CGTI: Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação.
5. Emissão/Alteração de Termo de Alteração (TA)
5.1. Emissão ou Alteração de TA- Para emissão ou alteração de Termo de Alteração (TA), é necessário contato direto com a SENATRAN.
- Horário de atendimento: 09:00 às 17:00.
- Contato:
- CGSIE – Coordenação-Geral de Sistemas de Informação e Estatísticas
- Telefone: (61) 2029-8246
- E-mail: cgsie@transportes.gov.br
6. ITL Não Cadastrada no SISCSV
6.1. Cadastramento de ITL no SISCSV- O cadastro de ITLs no sistema SISCSV é responsabilidade da SENATRAN.
- O SERPRO só pode atuar após as autorizações serem repassadas via Redmine e SISCSV.
- Para orientações sobre o processo de cadastramento, é necessário contato direto com a SENATRAN.
- Endereço: Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN, Ministério dos Transportes - Esplanada dos Ministérios, Bloco R, 70.044-900 – Brasília/DF.
- CGSV – Coordenação-Geral de Segurança Viária.
- Telefone: 61-2029-8256, 61-2029-8194
7. Questões Relacionadas a Escopo
7.1. Alterações Cadastrais- Toda e qualquer alteração cadastral deve ser feita diretamente com a SENATRAN.
- Contato sugerido: 61-2029-8193, 61-2029-8199, 61-2029-7926.
8. Emuladores Utilizados pelas UGC
8.1. Lista de Emuladores sob gestão das ITLs, que disponibilizam acesso à solução Serpro SISCSV:- COMPULETRA: VistoriaPro
- COMPUTRAN.
- IBRASCAN: SVMax Pro.
- OTIMIZA: SIVWin.
9. Distrato com o Serpro
9.1. Solicitar Distrato- O distrato deve ser solicitado via sistema Redmine.
- Especificar o interesse no distrato da empresa junto ao SERPRO.
10. Contratos
10.1. Renovação ou Nova Contratação- O acompanhamento das tarefas e relacionamento com o SERPRO deve ser feito via Redmine.
- Atualizações e alterações cadastrais devem ser feitas na aba "Editar" do sistema.
- Não anexe documentos, a menos que solicitado.
- Para criar novos usuários, solicite via Redmine informando:
- Nome, CPF e E-mail (não utilizado por outro CPF).
- Para iniciar o processo de contratação, é necessário informar o número da contratação padronizada.
11. Acionamento e Suporte via Central Serpro-CSS
11.1. Como Abrir Chamados- Para abrir acionamentos, registre os detalhes via CSS - Central de Serviços do SERPRO.
- Link: Serpro CSS
- Telefone de contato: 0800-728-2324
11.2. SISCSV - Sistema de Certificação de Segurança Veicular e Vistoria
12. Questões Financeiras
12.1. Como Tratar Questões Financeiras- Para tratar de questões financeiras, utilize as orientações disponíveis no Menu Financeiro desta Central de Ajuda. Você também pode contar com o Chatbot Financeiro, que oferece recursos como levantamento de débitos e orientações para a geração de boletos diretamente na Área do Cliente.
- Acesse o Chatbot Financeiro aqui:
- Informações Necessárias:
- CNPJ da empresa.
- Produto ou serviço contratado.
13. Certificado Digital
13.1. Instalação e Renovação de Certificado Digital- Solicitar via Redmine.
- Informar a Data e Hora de vencimento do certificado atual com até 15 (quinze) dias de antecedência.
- Caso o novo certificado já tenha sido instalado, enviar a Data e Hora da instalação e o resultado dos testes de acesso.
Última atualização: 10 de dezembro de 2024
Criada: 27 de novembro de 2024
Criada: 27 de novembro de 2024