Ir para o conteúdo

Como Contratar

O Renave possui ofertas para o mercado público e para o mercado privado (desde que demandado pelo Governo). A contratação é via equipe de vendas do Serpro, por meio de formulário de contato disponível na Loja Serpro.

Renave veículos 0Km ITE (Inacabados)

Por que eu preciso contratar?

A partir da data de implantação do RENAVE Inacabados, em 09/08/2022, não será possível emplacar veículos inacabados que passam por concessionária sem que se cumpra o processo RENAVE.

Quais são as empresas envolvidas nesta fase:

  • Concessionárias que vendem veículos inacabados;
  • Montadoras que não possuem fábricas no Brasil e vendem veículos inacabados;
  • ITEs que trabalham com veículos inacabados.

Importante

Antes de realizar a contratação do Renave de veículos Inacabados, a concessionárias e ITEs (Implementadoras, Transformadoras e Encarroçadoras) devem realizar o cadastramento do sistema Credencia.

O Credencia é uma plataforma para solicitação, autorização e contratação de serviços disponibilizados pela SENATRAN, que tem como base a PORTARIA SENATRAN Nº 922, DE 20 de Julho de 2022, que estabelece os procedimentos para o acesso aos dados dos sistemas e subsistemas informatizados da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN e dá outras providências.

Como credenciar ?

Concessionária e ITE (empresas de Implementação, Transformação e Encarroçador) de veículos inacabados devem acessar o sistema Credencia e realizar a solicitação de autorização.

Veja abaixo o passo a passo para realizar a solicitação:

Lembrete: Após acessar o Sistema Credencia, verifique se o CNAE de sua empresa está habilitado para esta fase do Renave.

Como contratar?

Após a realização da solicitação de autorização no Sistema Credencia, clique no menu “Contratação” dentro do sistema e escolha a opção de acordo com o seu CNAE:

  • Concessionário / Lojista;
  • Implementador / Transformador / Encarroçador.

Após a contratação, você deve retornar ao Sistema Credencia e habilitar seu certificado.

O material abaixo demonstra como é feito o processo:

Importante

O Renave não é um Sistema.

O Renave é uma solução WebService e utiliza API para sua integração. Isso quer dizer que sua empresa precisa desenvolver uma solução técnica ou contratar um integrador para se comunicar com o Renave.

Caso deseje desenvolver uma solução, siga as orientações na documentação do RENAVE

Conheça os fluxos do Renave para veículos inacabados que:

a) saem completos da concessionária

b) saem completos da ITE