Ir para o conteúdo

Perguntas Frequentes

O que é o Pré-cadastro Veicular? Serviço que permite realizar inclusão, alteração, exclusão de pré-cadastro e consulta de veículos na Base Índice Nacional (BIN) do RENAVAM (Sistema Nacional de Registro de Veículos Automotores). Processo este pré-requisito para venda, transferência de propriedade e emplacamento do veículo. O pré-cadastro de veículos no Sistema RENAVAM registra os dados identificadores de todos os veículos produzidos e importados para o País.
É necessário certificado digital também para uso? Não. Apenas as credenciais de acesso geradas para o cliente.
Quais as modalidades de acesso disponíveis? Atualmente são oferecidas basicamente duas formas de acesso:
  • On-line
  • Batch
Qual a forma mais fácil de começar a usar? Aos clientes do Pré-cadastro Veicular, a forma mais simples e direta de acesso ao serviço é a modalidade On-line.
Por meio de uma simples interface com o usuário, desenvolvida e mantida pelo SERPRO, o representante do fabricante/montadora/importadora conseguirá realizar a gestão de chassis na BIN, de forma individualizada.
Como obter acesso à modalidade On-line? Basta enviar uma solicitação de serviço à Central de Atendimento do Pré-cadastro Veicular, Assunto "Suporte - Primeira Habilitação de Usuário Acesso On-line". É obrigatório também o preenchimento e envio do Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo, documento este disponível no formulário da solicitação de serviço.
Qual a melhor opção fabricantes/montadoras? Para este segmento foi concebida a modalidade batch, atendendo a requisitos de alto volume de produção veicular.
Como obter acesso à modalidade Batch/Transferência de Arquivos? Basta enviar uma solicitação de serviço à Central de Atendimento do Pré-cadastro Veicular, Assunto "Suporte - Habilitação para Pré-cadastro via Lote de Arquivos". É obrigatório também o preenchimento de todas as informações constantes do formulário, em especial os contatos técnicos.
Como testar a modalidade Batch/Transferência de Arquivos? Após obtido o acesso a esta modalidade, o mesmo canal de comunicação, previamente configurado, servirá ao propósito de Testes! O mecanismo funciona basicamente pelo nome do arquivo enviado. Utilizar a nomenclatura HO (homologação) para designar o ambiente de processamento.