Perguntas Frequentes e Respostas
O que é?
Plataforma de segurança em nuvem para tratamento e proteção, de sites web com CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) que contará com um conjunto de ferramentas como Firewall, AntiDDoS, e WAF. Parceria com a empresa Cloudfare.O Serpro irá ministrar um curso para “utilização” da Plataforma GovShield?
O Serpro não fará um curso a respeito de utilização do Dashboard da plataforma do GovShield, devido a facilidade de utilização do Dashboard.Onde consigo informações sobre o GovShield?
No endereço do GovShield na loja SerproPor que contratar o GovShield ?
- O GovShield é uma plataforma voltada para clientes de governo. A grande vantagem para os órgãos públicos interessados nos serviços de segurança é a contratação direta e facilitada junto ao Serpro, sem necessidade de licitação;
- Rápida implantação: com apenas uma alteração de DNS, o cliente ativa a proteção;
- Sem necessidade de instalação de hardware;
- O cliente não precisa contratar infraestrutura para segurança;
- O cliente conta com o suporte do pessoal especializado em segurança;
- Reduz a necessidade imediata de contratação de pessoal especializado em segurança de TI;
- Fácil de gerenciar com atualização contínua e sem intervenção humana;
- Monitoração e atuação do ambiente em tempo real;
Como é comercializado o GovShield?
O Govshield está disponível em 3 modalidades (Bronze, Prata e Ouro) e seus adicionais para o mercado público e privado. Cada modalidade é vinculada a um domínio DNS e seus respectivos subdomínios. Caso o cliente possua mais de um domínio, haverá necessidade de contratação adicional para cada domínio. As modalidades Bronze, Prata e Ouro possuem 1, 3 e 5 terabytes, respectivamente, disponíveis para proteção de sítios web. O adicional de terabytes que exceder o disponível por modalidade, será cobrado a partir do 3 (terceiro) mês de consumo. Ressaltamos que no período de degustação o cliente potencial terá as mesmas funcionalidades da modalidade Ouro. As modalidades e funcionalidades se encontram no link GovShield na Loja SERPROQuais são as funcionalidades adicionais do GovShield ?
Além das modalidades Bronze, Prata e Ouro, o GovShield disponibiliza alguns adicionais para contratação, conforme necessidade do cliente que são:- GovShield Adicional TB (TeraByte) para Bronze e Prata - aumenta em 1 TB de tráfego para Proteção Básica e distribuição de conteúdo de sítios Web. Este adicional somente poderá ser contratado se o cliente possuir a Modalidade Bronze ou Prata contratada;
- GovShield Adicional TB (TeraByte) para Ouro - aumenta em 1 TB de tráfego para Proteção Avançada e distribuição de conteúdo de sítios Web. Este adicional somente poderá ser contratado se o cliente possuir a Modalidade Ouro contratada;
Como é o processo de contratação do GovShield?
O GovShield estará disponível na Landing Page do SERPRO através de venda consultiva. O cliente preencherá o formulário e a área comercial entrará em contato. Ele também receberá um questionário técnico e um termo de degustação. Para a contratação do GovShield o cliente, obrigatoriamente, passará por degustação para aferição da modalidade adequada (Bronze, Prata ou Ouro), de acordo com o volume de tráfego das aplicações (domínio e subdomínios) que serão protegidas, bem como conhecer as demais funcionalidades da solução.Qual o tempo previsto de degustação do produto?
O período de degustação será de 21 dias.No período de degustação vou poder gerir o GovShield?
Esse é um período de experimentação assistida da ferramenta, onde a gestão pode ser compartilhada entre o cliente e o Serpro. Após a contratação, seu acesso será de acordo com a modalidade contratada.Haverá suporte no período de degustação do GovShield?
O suporte ocorrerá somente após a contratação definitiva do produto. Mas, durante esse período, o cliente poderá tirar dúvidas através de uma sala de chat criada especificamente para a degustação somente durante o horário comercial.Posso participar da degustação e depois não contratar o GovShield?
Sim, o objetivo da degustação é confirmar se o produto atende a expectativa do potencial cliente.Como é a ativação da degustação no GovShield?
Após a validação pelo Serpro do questionário preenchido pelo cliente, a licença será habilitada em até 5 dias. Até o término desse prazo, o Serpro agendará a reunião de ativação junto ao cliente. Para habilitação do serviço serão necessárias modificações no serviço de DNS, portanto é obrigatória a participação da equipe técnica do cliente responsável pela administração do DNS. Fica a critério do cliente decidir qual das duas formas de habilitação será utilizada: Full DNS ou Parcial Setup. A configuração Full DNS requer que os DNS autoritativos sejam os do GovShield enquanto o Parcial Setup necessita apenas de mudanças nos registros escolhidos para degustação.Como funcionará a gestão compartilhada do GovShield entre o cliente e o Serpro na modalidade Ouro?
Tanto o cliente quanto o Serpro terão acesso completo ao dashboard do GovShield. Como boa prática, sugerimos manter um diálogo sobre quaisquer alterações tanto pelo cliente quanto pelo Serpro para alinhamento das ações.Quais os canais de atendimento ao produto?
Os acionamentos serão feitos por meio de formulário web, disponibilizado no portal de atendimento aos clientes do SERPRO, e após identificação do cliente, será necessário o preenchimento de alguns campos para o entendimento da demanda pela equipe técnica responsável.Após a contratação posso abrir chamados para quais assuntos?
A opção disponível para a abertura de chamado é:- Suporte - Alteração de serviço GOVSHIELD
Após a contratação de uma determinada modalidade posso mudar para outra a qualquer momento de acordo com a necessidade?
Pode mudar a qualquer momento para outra modalidade, desde que alterado o contrato.Quais as principais funcionalidades do GovShield?
- Web Application Firewall (WAF);
- Proteção contra DDoS;
- Central de segurança 24/7 (SOC);
- Aceleração de conteúdo digital (CDN);
- Proteção de DNS (Full DNS).
Posso fazer a gerência do GovShield?
Na contratação definitiva somente na modalidade Ouro é possível fazer a gestão compartilhada com o SerproO GovShield atende qual segmento de mercado?
A solução busca atender ao mercado público, direto ou indireto, nas esferas municipal, estadual e federal, e mercado privado.Posso contratar o GovShield para empresas fora do Brasil?
No momento está disponível somente para o mercado Nacional (público e privado).Quais os principais benefícios que vou ter com a contratação do GovShield?
- Fácil de gerenciar. Atualização contínua e sem intervenção humana das regras de segurança e portal de autoatendimento;
- Monitoração e atuação do ambiente em tempo real;
- Preços competitivos em relação ao mercado;
- Análise e relatórios mensais dos Analistas do Serpro;
- Infraestrutura e configuração garantida pelo Serpro;
- Suporte de 1º, 2º e 3º nível do Serpro;
- Somente funcionários concursados do Serpro operam o serviço.
Eu já possuo serviços de segurança na minha empresa, como firewall, IPS e Proxy Server. O GovShield entrará em conflito com os meus serviços?
O GovShield é um serviço de segurança em nuvem, não interferindo na rede local do cliente.Quais vantagens adicionais que terei com a contratação do GovShield do Serpro?
O GovShield traz como vantagens adicionais: SOC (Centro de Operações de Segurança) e CSS (Central de Serviço Serpro)- SOC - grupo multidisciplinar responsável pela coordenação e gerenciamento dos incidentes de segurança, formado pelas equipes de 1°, 2° e 3° nível, atuando na prevenção de ataques cibernéticos e proteção dos serviços de governo sob gestão do SERPRO. Os serviços prestados pelo SOC ao GovShield devem ser de aprimoramento de detecção (coleta de logs e monitoração de segurança) e proatividade de bloqueio, por meio do reputation.
- CSS - será disponibilizado pelo SERPRO serviço de atendimento remoto disponível para registro de acionamento de possíveis falhas identificadas na execução dos serviços, com atendimento ao usuário, realizado de forma ininterrupta por 24 (vinte e quatro) horas por dia e 7 (sete) dias por semana. O acionamento será via Central de Serviços SERPRO (CSS). Serão criadas ofertas na ferramenta de workflow do SERPRO, e criados os grupos técnicos de atendimento. Os acionamentos que não forem solucionados pela CSS serão repassados para o gestor de solução, cujos prazos, por tipo de problema, serão estabelecidos em conjunto com o cliente.
O GovShield ajuda na prevenção de ataques de “ransomware”?
Como uma solução de segurança, o GovShield bloqueia algumas ameaças que podem contribuir para um ataque de ransomware.Como vou monitorar o funcionamento do GovShield?
O funcionamento do GovShield pode ser verificado, por todos os clientes, no portal Cloudflare System Status Os clientes com contratos ativos, tem acesso a monitoração do serviço através da console de gerenciamento, conforme a modalidade contratada.Como o GovShield atuará na proteção do site contratado?
O GovShield contará com um conjunto de ferramentas para proteção contra ataques, interrompendo o tráfego malicioso antes que ele atinja o site do cliente. O serviço analisará ameaças em potencial nas solicitações de visitantes com base em várias características, dentre elas: endereço IP do visitante, recursos solicitados e regras de segurança definidas pelo cliente.Como funciona o ateste dos serviços?
Os serviços serão atestados formalmente pelo DEMANDANTE em até 3 (três) dias corridos, contados a partir do recebimento dos relatórios de comprovação dos serviços prestados, referente ao período especificado com descriminação dos itens faturáveis, quantitativos, preços unitários e totais. Decorrido o prazo para ateste ou pré ateste dos serviços, sem que haja manifestação formal do DEMANDANTE, o PROPONENTE emitirá automaticamente as Notas Fiscais referentes aos serviços prestados.Como funciona o processo de faturamento?
O processo de faturamento será automático com a vinculação dos itens faturáveis ao consumo dos clientes, e o período faturador será compreendido entre o dia 21 (vinte e um) do mês anterior e o dia 20 (vinte) do mês atual, ou mês de referência.Como funciona a prestação de contas?
A prestação de contas ocorrerá através da verificação dos níveis de serviços acordados. Cada modalidade do produto terá um número de terabytes contratados e, no caso do uso adicional desses recursos por três meses consecutivos, o cliente será comunicado sobre a necessidade de contratação de terabytes adicionais, havendo cobrança adicional.Quais os prazos para atendimento aos chamados?
Severidade | Descrição | Tempo de Atendimento | Tempo de Solução | Penalidades |
---|---|---|---|---|
1 – Crítica | Chamados referentes a situações de emergência ou problema crítico, caracterizados pela existência de ambiente paralisado | No máximo 30 (trinta) minutos após a abertura do chamado | No máximo 4 (quatro) horas após o início do atendimento do chamado | O não atendimento dentro do prazo estabelecido para o chamado, ensejará em aplicação de multa à CONTRATADA no valor de 0,15% (zero vírgula quinze por cento) do valor contratual da localidade, por hora ou fração de hora de atraso |
2 – Alta | Chamados associados a situações de alto impacto, incluindo os casos de degradação severa de desempenho | No máximo 2 (duas) horas após a abertura do chamado | No máximo 10 (dez) horas após o início do atendimento do chamado | O não atendimento dentro do prazo estabelecido para o chamado, ensejará em aplicação de multa à CONTRATADA no valor de 0,1% (zero vírgula um por cento) do valor contratual da localidade, por hora ou fração de hora de atraso |
3 – Média | Chamados referentes a situações de baixo impacto ou para aqueles problemas que se apresentem de forma intermitente, incluindo os casos em que haja necessidade de substituição de componentes | No máximo 4 (quatro) horas após a abertura do chamado | No máximo 24 (vinte e quatro) horas após o início do atendimento do chamado | O não atendimento dentro do prazo estabelecido para o chamado, ensejará em aplicação de multa à CONTRATADA no valor de 0,075% (zero vírgula zero setenta e cinco por cento) do valor contratual da localidade, por hora ou fração de hora de atraso |
4 – Baixa | Chamados com objetivo de sanar dúvidas quanto ao uso ou à implementação do produto, dúvidas, problemas na utilização, esclarecimentos da documentação, sugestões, solicitação de desenvolvimento de melhorias. Impacto mínimo para os usuários | No máximo 12 (doze) horas após a abertura do chamado | No máximo 72 (setenta e duas) horas após o início do atendimento do chamado | O não atendimento dentro do prazo estabelecido para o chamado, ensejará em aplicação de multa à CONTRATADA no valor de 0,05% (zero vírgula zero cinco por cento) do valor contratual da localidade, por hora ou fração de hora de atraso |
Como funciona o cancelamento e suspensão dos serviços?
Em caso de cancelamento ou suspensão dos serviços, no todo ou em parte, por iniciativa do DEMANDANTE estes serão considerados parcialmente entregues e caberá ao DEMANDANTE efetuar o pagamento proporcional aos serviços até então prestados. A solicitação do cancelamento ou da suspensão dos serviços, será feita pelo DEMANDANTE, por solicitação formal emitida por autoridade com competência igual ou superior à que firmou o referido contrato.O ícone de nuvem ao lado do meu registro DNS deve estar em laranja ou cinza?
A nuvem laranja significa que o registro está protegido, a nuvem cinza significa que o GovShield está apenas resolvendo o nome. Somente os registros relativos a tráfego Web (http e https) podem ser protegidos no modo proxy, nuvem laranja. Todos os demais registros DNS ficarão com uma nuvem cinza.Como fazer a migração do DNS para o GovShield?
Para fazer a migração do domínio, primeiro é necessário habilitar o modo Full DNS no GovShield. Após a habilitação é necessário importar todos os registros de DNS e mudar os servidores de nome no Registro.br. Caso o DNSSec esteja configurado, será necessário a desabilitação com 24 horas de antecedência. Para domínios que não permitam a desabilitação do DNSSec será necessário a migração em horário favorável pois poderá haver um período de indisponibilidade.O GovShield oferece mascaramento de domínio?
O GovShield não oferece mascaramento de domínio nem serviços de redirecionamento de DNS (pode ser que o seu provedor de hospedagem os ofereça). Oferecemos apenas o encaminhamento da URL por meio do Page Rules.Quais informações constarão no relatório da degustação do GovShield?
Informações comparativas dos itens: tráfego, segurança, caching, bot e performance. Haverá a indicação da modalidade de contratação para o cliente de acordo com o tráfego de consumo apresentado no período de degustação.O serviço logpush está disponível para quais modalidades de contrato?
Somente para clientes da modalidade Ouro.O cliente receberá algum relatório técnico para acompanhamento da prestação de serviço?
As informações técnicas referentes a utilização dos serviços estarão disponíveis na console de gerenciamento do GovShield. Última atualização: 10 de outubro de 2024
Criada: 23 de março de 2022
Criada: 23 de março de 2022