Ir para o conteúdo

1.1 Introdução

O conjunto de atividades e recursos oferecidos pelo produto, entrega um serviço operado de forma centralizada e essencialmente remota, com acesso disponível 24 (vinte e quatro) horas por dia, 7 (sete) dias por semana, aderente às práticas do modelo ITIL, com procedimentos operacionais documentados, políticas de segurança de informação estabelecidos para atender os requisitos de sigilo e segurança definidos pelo CONTRATANTE e profissionais com qualificação técnica adequada para prestação de serviço. Na execução do serviço, serão monitorados o desempenho, a disponibilidade e os incidentes que podem comprometer os níveis de serviços contratados.

COMPONENTES DO SERVIÇO

A. Os componentes listados abaixo compõem a prestação do serviço em sua forma padronizada:

 Desktop como serviço em nuvem;
 Sistema operacional e aplicações customizados (imagem da estação virtual). Será disponibilizado uma unidade da imagem denominado template, que poderá ser replicada quantas vezes forem necessárias até o total de estações contratadas. (Templates adicionais terão custo adicional);
 Serviços básicos de infraestrutura de rede: Sistema de diretório, Domain Name Server - DNS, Dynamic Host Configuration Protocol - DHCP, Network Time Protocol - NTP, Windows Server Update Services - WSUS e Sistema de proteção de Endpoints, integrados ao ambiente on-premises do cliente ou providos pelo Serpro, conforme previsto na etapa inicial de avaliação do ambiente descrita no item 2.2.2 deste documento;
 Pool de estações virtuais com associação de usuários/grupos;
 Portal de acesso ao ambiente;
 Disponibilização de manuais/documentação de usuário;
 Sustentação e suporte ao ambiente do Escritório Virtual em Nuvem;
 Suporte aos usuários (o escopo do produto prevê o suporte até o ingresso do usuário na área de trabalho do sistema operacional);
 Processo de ateste e prestação de contas.

B. Os componentes listados a seguir, compõem a prestação do serviço para itens específicos que serão orçados pelo Serpro para avaliação e aceite do cliente.

 Implantação do ambiente: Compreende um conjunto de atividades necessárias para implantação e integração do Escritório Virtual em Nuvem com algum ambiente e/ou serviço  existente na intranet do CONTRATANTE. A depender da complexidade, serão orçadas horas de consultoria que serão estipuladas na etapa de avaliação do ambiente onde o Serpro apresenta a proposta de implantação conforme descrito no item 2.2.2 deste documento.
 Geração de template adicional: Compreende um conjunto de atividades  necessárias para geração de um novo template personalizado. A atividade será mensurada em horas de consultoria com base na complexidade para execução.

2.2.2 MACROATIVIDADES DO SERVIÇO

As macroatividades descrevem as funcionalidades que são ofertadas na prestação do serviço em sua forma padronizada:

I. AVALIAÇÃO DO AMBIENTE

A etapa de avaliação do ambiente contempla atividades de análise e mapeamento técnico do ambiente a ser entregue conforme as expectativas do CONTRATANTE. As ações previstas nessa etapa são:

 Avaliação da demanda e análise técnica da solicitação levando em consideração as características técnicas do Escritório Virtual em Nuvem e os aspectos de hardware, software e conectividade disponíveis no ambiente do  CONTRATANTE.
 Emissão de relatório técnico com proposta de implantação contemplando: Descritivo de ações, cronograma de atividades e estimativa/orçamento de horas de consultoria para implantação.

II. IMPLEMENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE

Concluída a etapa de avaliação com o aceito por parte do CONTRATANTE, o ambiente será implementado e entregue pronto para uso. As ações previstas nessa etapa são:

 Cadastro e criação de rede específica;
 Criação de usuários e grupos no diretório;
 Abertura de regras de firewall;
 Provimento e/ou integração do Escritório Virtual em Nuvem com os serviços e  infraestruturas on-premises do CONTRATANTE conforme escopo do produto e mapeamento executado na etapa de avaliação do ambiente;
 Criação de template base; 
 Criação de pool (a partir do template básico) de estações virtuais e associação de usuários as credenciais de acesso;
 Disponibilizar acesso ao ambiente para o grupo de homologadores para teste e aceite do ambiente.

Última atualização: 2 de dezembro de 2021
Criada: 2 de dezembro de 2021