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FAQ e-Frotas

Após a autorização no CREDENCIA, contratação do e-Frotas e habilitação dos certificados do ambiente de Homologação e Produção, quais os próximos passos e quais os canais oficiais para configuração das URLs de eventos (Hom. e Prod)? Após a contratação, autorização e habilitação no Credencia o próximo passo é consultar a documentação de homologação para testar e homologar as Consultas e Eventos da API. Esse passo é fundamental antes de acessar o ambiente de produção, pois uma Consulta ou Habilitação de Evento para testes em produção pode gerar gastos indesejados.
Como alterar ou desabilitar a notificação de eventos? Ao desativar os certificados no CREDENCIA, os eventos param de ser enviados automaticamente? A habilitação e desabilitação de Eventos é realizada por meio da API do e-Frotas. No Swagger, na aba de Gerenciamento é possível visualizar os parâmetros de entrada para consultar os Eventos ativos e enviar uma requisição para Ativar/Desativar determinado evento. Ao desativar um certificado no Credencia os Eventos param de ser enviados automaticamente.
Existe uma forma integrada (ex. API) para configuração da URL de eventos? Sim, já está disponível, também na aba de Gerenciamento do Swagger, a API para consultar, incluir e deletar a URL para recebimento de Eventos.
Existe um tempo máximo de resposta que a minha API deve responder na chamada do evento? Sim, o timeout se dá após 1 segundo do envio do Evento, o que para fins de API, é considerado relevante para recebimento da resposta.
Em caso de falha na notificação do evento (ex. minha API está fora, timeout ou qualquer outro erro) existe algum retry automático ou esta notificação é perdida? Sim, se a API Cliente estiver offline ou por algum motivo cair em timeout, existe um retry automático que ocorre todos os dias às 23:00 horas para os Eventos não entregues do dia anterior.
Existe algum lugar onde eu possa consultar o log de notificações e os devidos erros/tentativas? No momento não existe essa consulta de log para Eventos, mas é possível consultar os eventos recebidos.
É disponibilizada uma lista de IPs de saída do SERPRO para que o cliente possa limitar a entrada em seu firewall? Sim, é possível solicitar, através de solicitação à nossa Central de Serviços, a lista com o range de IPs atual.
Nos casos em que os clientes são locadoras, saber o número do AIT da infração originária das infrações NIC (5002-0) é crucial para a identificação do cliente/condutor que estava com o veículo. O AIT originário está presente em alguma das consultas? Existe alguma maneira de identificar/vincular a NIC com a infração originária? Sim, o Renainf foi atualizado para receber a informação da multa originária da NIC nos Autos de Infração, pelos órgãos autuadores, a partir de 07/08/2023. Com isso o e-Frotas também está sendo atualizado para disponibilizar essa informação, quando houver, de todos os autos registrados a partir desta data.