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Suporte (Técnico/ Financeiro/ Contratual/ Reembolso) - CPF 1 Ano

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Suporte (Técnico/Financeiro/ Contratual/ Reembolso).

Não tenho mais interesse de prosseguir com a compra. Como realizar a solicitação do reembolso do Certificado digital? Reembolso Para Pagamento Via Boleto: As solicitações de reembolso são realizadas por meio de formulário específico, pois precisamos de maiores informações para avaliar seu pedido. Clique em "Solicite Agora", selecione a opção "Financeiro - Solicitação de Reembolso - Certificado Emitido por AR SERPRO - Via Boleto" e preencha os dados solicitados. Sendo o reembolso autorizado, o valor será transferido para os dados bancários fornecidos, com expectativa de prazo de até 45 dias a partir da data da solicitação.

Reembolso Para Pagamento Via Cartão de Crédito: Quando o pagamento tiver sido via cartão de crédito, o prazo de estorno será o praticado pela operadora do cartão. As solicitações de reembolso são realizadas por meio de formulário específico, pois precisamos de maiores informações para avaliar seu pedido. Clique em "Solicite Agora". Selecione a opção "Financeiro - Solicitação de Reembolso - Certificado Emitido por AR SERPRO - Cartão de Crédito" e preencha os dados solicitados.

Fiz a solicitação de reembolso e ela foi aprovada. Qual o prazo para receber a restituição? O Serpro disponibiliza a devolução por arrependimento com até 07 dias a partir da data da compra. Todas as solicitações são analisadas e o resultado será enviado por e-mail.
Meu Certificado Digital está quase vencendo, como posso fazer renovação do meu certificado digital? A renovação do Certificado Digital não pode ser feita com o mesmo contrato. É necessário realizar uma nova compra quando o certificado estiver próximo de expirar. No prazo de 90 dias antes do vencimento, enviaremos um aviso antecipado sobre o encerramento e vencimento do contrato.
Perdi minha senha do Certificado Digital, como faço para resgatar? A senha PIN do certificado A1, também conhecida como "chave privada", "senha de instalação" ou "senha de importação", foi criada por você no momento da baixa do certificado através do programa Instalador de Certificados.
Essa senha possui exatamente 6 (seis) dígitos e frequentemente é confundida com a senha de relacionamento, que pode ter mais de 6 dígitos.
Se você não se lembra da senha, tente algumas das senhas que utiliza com frequência.
Essas tentativas não bloqueiam o certificado, caso não se lembre da senha e o certificado já esteja instalado no seu navegador, você pode modificá-la através do Gerenciador de Certificados do navegador. Procure pela opção de exportar o certificado e, durante esse processo, você terá a oportunidade de definir uma nova senha PIN para o novo arquivo A1 do certificado. Disponibilizamos uma Ajuda Interativa para orientá-lo nesse procedimento.
Estou sofrendo problema ao usar o Instalador de Certificados SERPRO, aparece o erro: Unable to launch the application, o que fazer? Caso apareça a mensagem "Unable to launch the application" ao tentar executar o Instalador de Certificados, isso pode ser causado por múltiplas versões do Java instaladas no computador ou pela necessidade de ajustar configurações avançadas do Java. Siga os passos abaixo para corrigir o problema:
    1.Feche o Instalador de Certificados SERPRO.
    2. Abra o Painel de Controle do Java:
    • Clique no menu Iniciar do Windows, digite "Java" e selecione Configurar Java.
    3. Ajuste as Configurações de Arquivos Temporários:
    • Na aba Geral, clique em Definições e desmarque a opção Manter os arquivos temporários no meu computador. Em seguida, clique em OK.
    4. Selecione a Versão Correta do Java:
      Na aba Java, clique em Exibir... e deixe ativado apenas o Java 1.8.0_202, que é compatível com o Instalador. Após concluir o procedimento, você pode reativar outras versões, se necessário. Clique em OK.
    5. Configurações Avançadas de Segurança:
    • Na aba Avançado, role até Definições de Segurança Avançadas e, na seção de TLS, marque as opções Usar TLS 1.1 e Usar TLS 1.2. Desmarque as opções Usar TLS 1.0 e Usar TLS 1.3.
    6. Aplicar e Reiniciar:
    • Clique em Aplicar e depois em OK para fechar o Painel de Controle do Java. Agora, reinicie o Instalador de Certificados SERPRO.
    Finalizando o Processo:
    • Digite seu CPF e data de nascimento, e verifique se o Número de Referência corresponde ao seu certificado.
O que é PIN do Certificado Digital? O PIN (Personal Identification Number) é a senha de acesso à chave privada do seu certificado digital, sendo uma medida de segurança pessoal para proteger o certificado contra uso indevido ou fraudes. Abaixo estão as instruções conforme o tipo de certificado digital que você possui:

Certificado Digital Tipo A1 (.P12).

    O PIN foi criado no momento da instalação do arquivo .P12 no seu computador, sendo também conhecido como "senha de instalação". Atenção: Se você perder ou esquecer essa senha, o certificado será inutilizado, pois não há como recuperá-la. Tentativas sucessivas de inserir a senha incorreta não bloqueiam o certificado.
Certificado Digital Tipo A3 (Token ou Smartcard).
  • O PIN foi criado ao instalar o certificado no token ou smartcard, sendo solicitado sempre que o certificado for utilizado. Também é conhecido como "senha de uso" ou "senha de autenticação".
  • Se você perder ou esquecer o PIN, poderá recuperá-lo usando uma outra senha chamada PUK (Personal Unlocking Key), que é a "senha de administrador" do token, criada no momento da inicialização do dispositivo.
  • Atenção: Se perder ou esquecer a senha PUK, o certificado será inutilizado sem possibilidade de recuperação.
  • Diferente do A1, tentativas sucessivas de uso do certificado com a senha errada resultam no bloqueio do token.
Certificado Digital SerproID.
  • A senha PIN foi criada ao baixar o certificado no app NeoID no seu smartphone.
  • Se você perder ou esquecer essa senha, poderá recuperá-la utilizando o e-mail de recuperação cadastrado.
Importante:
  • O SERPRO não armazena as senhas dos certificados digitais, pois elas ficam gravadas no arquivo do certificado (para A1) ou no token (para A3). Portanto, em caso de perda ou esquecimento, o SERPRO não pode fornecer essas senhas.
  • É fundamental que você memorize ou armazene suas senhas em um local seguro, conforme descrito nos itens 2.2.15, 2.2.16 e 2.2.17 do contrato de adesão.
Qual é o prazo de validade do meu Certificado Digital e o que fazer quando o meu Certificado Digital está presta a vencer? Os certificados digitais comercializados na Loja Virtual do Serpro (e por suas respectivas Autoridades de Registro) possuem os seguintes prazos de validade, conforme o tipo de certificado e o valor:
  • 1 ano.
  • 3 anos.
Os prazos de validade e os valores variam de acordo com o tipo de certificado escolhido. Para consultar todos os tipos disponíveis, prazos e valores, acesse a nossa Loja Virtual através do link: Loja Virtual do Serpro - Certificação Digital.

Se você já possui um certificado digital e deseja verificar a validade, utilize nosso site de teste de certificados: Teste de Certificados - Serpro.

Caso o seu certificado esteja próximo de expirar ou já tenha expirado, você pode emitir um novo certificado acessando novamente nossa Loja Virtual: Renovação de Certificado Digital.

Não fiz o pagamento ainda e não quero prosseguir com a compra do Certificado Digital, o que fazer? Caso não tenha pagado o certificado e deseja somente cancelar o seu pedido, não se preocupe, isso é feito automaticamente em até dois dias após a solicitação do pedido. Uma notificação do cancelamento será enviada ao e-mail cadastrado e enquanto isso, se desejar, pode gerar um novo pedido.
Como realizar o teste do meu Certificado Digital? Clique no botão abaixo e faça um teste completo do seu Certificado Digital SERPRO - Certificação Digital - Teste de Certificado (serpro.gov.br).
Quero fazer anulação do meu Certificado Digital, como fazer a revogação? A revogação de um Certificado Digital é uma ação permanente que torna o certificado inutilizável. Só revogue o seu certificado por motivo de perda, furto, danos no certificado ou necessidade específica pois após revogar ele não poderá ser mais utilizado. Para orientações sobre o processo de revogação, você pode acessar a Ajuda interativa.

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Última atualização: 16 de outubro de 2024
Criada: 9 de setembro de 2024