Ir para o conteúdo

Suporte (Técnico/ Financeiro/ Contratual/ Reembolso) - CNPJ Serpro ID 1 Ano

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Suporte (Técnico/Financeiro/ Contratual/ Reembolso).

Não tenho mais interesse de prosseguir com a compra. Como realizar a solicitação do reembolso do Certificado digital? Reembolso Para Pagamento Via Boleto: As solicitações de reembolso são realizadas por meio de formulário específico, pois precisamos de maiores informações para avaliar seu pedido. Clique em "Solicite Agora", selecione a opção "Financeiro - Solicitação de Reembolso - Certificado Emitido por AR SERPRO - Via Boleto" e preencha os dados solicitados. Sendo o reembolso autorizado, o valor será transferido para os dados bancários fornecidos, com expectativa de prazo de até 45 dias a partir da data da solicitação.

Reembolso Para Pagamento Via Cartão de Crédito: Quando o pagamento tiver sido via cartão de crédito, o prazo de estorno será o praticado pela operadora do cartão. As solicitações de reembolso são realizadas por meio de formulário específico, pois precisamos de maiores informações para avaliar seu pedido. Clique em "Solicite Agora". Selecione a opção "Financeiro - Solicitação de Reembolso - Certificado Emitido por AR SERPRO - Cartão de Crédito" e preencha os dados solicitados.

Fiz a solicitação de reembolso e ela foi aprovada. Qual o prazo para receber a restituição? O Serpro disponibiliza a devolução por arrependimento com até 07 dias a partir da data da compra. Todas as solicitações são analisadas e o resultado será enviado por e-mail.
Meu Certificado Digital está quase vencendo, como posso fazer renovação do meu certificado digital? A renovação do Certificado Digital não pode ser feita com o mesmo contrato. É necessário realizar uma nova compra quando o certificado estiver próximo de expirar. No prazo de 90 dias antes do vencimento, enviaremos um aviso antecipado sobre o encerramento e vencimento do contrato.
Perdi minha senha do Certificado Digital, como faço para resgatar? A Senha PIN do SerproID foi definida por você durante a primeira instalação do certificado, através do aplicativo SerproID. Caso deseje redefinir seu PIN, siga as instruções abaixo:

Para dispositivos Android:

  • 1. Acesse o app SerproID.
  • 2. Clique em "Certificados".
  • 3. Selecione e segura o seu certificado até que apareçam os botões na parte superior.
  • 4. Clique no botão "Redefinição de PIN" (ícone de chave).
  • 5. Uma mensagem aparecerá confirmando o e-mail para redefinição de senha.
  • 6. Clique em "ENVIAR", acesse o seu e-mail e siga as instruções recebidas.

Para dispositivos iOS:
  • 1. Acesse o app SerproID.
  • 2. Clique em "Certificados".
  • 3. Selecione o seu certificado e deslize para a esquerda até que apareçam os botões do lado direito.
  • 4. Clique no botão "Redefinição de PIN" (ícone de chave).
  • 5. Uma mensagem aparecerá confirmando o e-mail para redefinição de senha.
  • 6. Clique em "ENVIAR", acesse o seu e-mail e siga as instruções recebidas.
Estou sofrendo problema ao usar o Instalador de Certificados SERPRO, aparece o erro: Unable to launch the application, o que fazer? Caso apareça a mensagem "Unable to launch the application" ao tentar executar o Instalador de Certificados, isso pode ser causado por múltiplas versões do Java instaladas no computador ou pela necessidade de ajustar configurações avançadas do Java. Siga os passos abaixo para corrigir o problema:
    1.Feche o Instalador de Certificados SERPRO.
    2. Abra o Painel de Controle do Java:
    • Clique no menu Iniciar do Windows, digite "Java" e selecione Configurar Java.
    3. Ajuste as Configurações de Arquivos Temporários:
    • Na aba Geral, clique em Definições e desmarque a opção Manter os arquivos temporários no meu computador. Em seguida, clique em OK.
    4. Selecione a Versão Correta do Java:
      Na aba Java, clique em Exibir... e deixe ativado apenas o Java 1.8.0_202, que é compatível com o Instalador. Após concluir o procedimento, você pode reativar outras versões, se necessário. Clique em OK.
    5. Configurações Avançadas de Segurança:
    • Na aba Avançado, role até Definições de Segurança Avançadas e, na seção de TLS, marque as opções Usar TLS 1.1 e Usar TLS 1.2. Desmarque as opções Usar TLS 1.0 e Usar TLS 1.3.
    6. Aplicar e Reiniciar:
    • Clique em Aplicar e depois em OK para fechar o Painel de Controle do Java. Agora, reinicie o Instalador de Certificados SERPRO.
    Finalizando o Processo:
    • Digite seu CPF e data de nascimento, e verifique se o Número de Referência corresponde ao seu certificado.
O que é PIN do Certificado Digital? O PIN (Personal Identification Number) é a senha de acesso à chave privada do seu certificado digital, sendo uma medida de segurança pessoal para proteger o certificado contra uso indevido ou fraudes. Abaixo estão as instruções conforme o tipo de certificado digital que você possui:

Certificado Digital Tipo A1 (.P12).

    O PIN foi criado no momento da instalação do arquivo .P12 no seu computador, sendo também conhecido como "senha de instalação". Atenção: Se você perder ou esquecer essa senha, o certificado será inutilizado, pois não há como recuperá-la. Tentativas sucessivas de inserir a senha incorreta não bloqueiam o certificado.
Certificado Digital Tipo A3 (Token ou Smartcard).
  • O PIN foi criado ao instalar o certificado no token ou smartcard, sendo solicitado sempre que o certificado for utilizado. Também é conhecido como "senha de uso" ou "senha de autenticação".
  • Se você perder ou esquecer o PIN, poderá recuperá-lo usando uma outra senha chamada PUK (Personal Unlocking Key), que é a "senha de administrador" do token, criada no momento da inicialização do dispositivo.
  • Atenção: Se perder ou esquecer a senha PUK, o certificado será inutilizado sem possibilidade de recuperação.
  • Diferente do A1, tentativas sucessivas de uso do certificado com a senha errada resultam no bloqueio do token.
Certificado Digital SerproID.
  • A senha PIN foi criada ao baixar o certificado no app NeoID no seu smartphone.
  • Se você perder ou esquecer essa senha, poderá recuperá-la utilizando o e-mail de recuperação cadastrado.
Importante:
  • O SERPRO não armazena as senhas dos certificados digitais, pois elas ficam gravadas no arquivo do certificado (para A1) ou no token (para A3). Portanto, em caso de perda ou esquecimento, o SERPRO não pode fornecer essas senhas.
  • É fundamental que você memorize ou armazene suas senhas em um local seguro, conforme descrito nos itens 2.2.15, 2.2.16 e 2.2.17 do contrato de adesão.
Qual é o prazo de validade do meu Certificado Digital e o que fazer quando o meu Certificado Digital está presta a vencer? Os certificados digitais comercializados na Loja Virtual do Serpro (e por suas respectivas Autoridades de Registro) possuem os seguintes prazos de validade, conforme o tipo de certificado e o valor:
  • 1 ano.
  • 3 anos.
Os prazos de validade e os valores variam de acordo com o tipo de certificado escolhido. Para consultar todos os tipos disponíveis, prazos e valores, acesse a nossa Loja Virtual através do link: Loja Virtual do Serpro - Certificação Digital.

Se você já possui um certificado digital e deseja verificar a validade, utilize nosso site de teste de certificados: Teste de Certificados - Serpro.

Caso o seu certificado esteja próximo de expirar ou já tenha expirado, você pode emitir um novo certificado acessando novamente nossa Loja Virtual: Renovação de Certificado Digital.

Não fiz o pagamento ainda e não quero prosseguir com a compra do Certificado Digital, o que fazer? Caso não tenha pagado o certificado e deseja somente cancelar o seu pedido, não se preocupe, isso é feito automaticamente em até dois dias após a solicitação do pedido. Uma notificação do cancelamento será enviada ao e-mail cadastrado e enquanto isso, se desejar, pode gerar um novo pedido.
Como realizar o teste do meu Certificado Digital? Clique no botão abaixo e faça um teste completo do seu Certificado Digital SERPRO - Certificação Digital - Teste de Certificado (serpro.gov.br).
Quero fazer anulação do meu Certificado Digital, como fazer a revogação? A revogação de um Certificado Digital é uma ação permanente que torna o certificado inutilizável. Só revogue o seu certificado por motivo de perda, furto, danos no certificado ou necessidade específica pois após revogar ele não poderá ser mais utilizado. Para orientações sobre o processo de revogação, você pode acessar a Ajuda interativa.

Anterior Solicite agora Próximo


Última atualização: 16 de outubro de 2024
Criada: 9 de setembro de 2024