Ir para o conteúdo

Solicitação via Área do cliente - CPF 1 Ano

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Solicitação na Área do Cliente.

Já realizei a compra do meu Certificado Digital. Como consultar o andamento do meu pedido? Para consultar o andamento do seu pedido de Certificado Digital, siga os passos abaixo:
  • Acesse a Área do Cliente.
  • Selecione a opção Meus Pedidos.
  • Vá em Consulta Processos de Compra e identifique o ID Processo Compra (Contrato).
Em seguida, você pode acompanhar o pedido acessando a Área do Cliente do Serpro. Lembre-se: enquanto o pagamento não for reconhecido pelo sistema da loja, o status do seu pedido permanecerá como “Aguardando Pagamento”. A confirmação do pagamento, seja por boleto ou PIX, pode levar até 2 dias úteis. Após a confirmação, o status mudará para “Compra Efetivada”.
Como atribuir o meu certificado digital e emitir o termo de titularidade? Após o pagamento ser reconhecido pelo sistema, você deve solicitar o Certificado Digital. Para isso, acesse a Área do Cliente no endereço: https://cliente.serpro.gov.br, selecione a opção Solicitação de Certificado Digital e, em seguida, clique em Gerenciar Certificados.

Observação: Somente os responsáveis pela contratação terão acesso a essa funcionalidade. Caso a solicitação não seja exibida, aplique o filtro "Todos" no campo de Situação.

Se ainda não atribuiu o certificado, selecione a opção Atribuir/Gerenciar Certificado Digital e informe o CPF e o e-mail do titular. O titular receberá um link para preencher a solicitação do certificado. Após atribuir o certificado, preencha os dados necessários para sua emissão e gere o termo de titularidade.

Para te ajudar a atribuir um certificado digital para o CPF do responsável pelo certificado, preencher a solicitação do certificado também conhecido como preencher o pedido do certificado e agendar sua validação cadastral disponibilizamos esta Ajuda Interativa.

Depois de preencher todas as informações obrigatórias e gerar o termo, agende uma data para a videoconferência, que será usada para a validação cadastral e emissão do certificado digital. Você receberá todas as instruções por e-mail. Fique atento!

Fiz a solicitação de um certificado para outra pessoa, como faço para atribuir o certificado? Após a conclusão de compra do certificado, é necessário atribuir à pessoa que irá utilizar o certificado digital. Para isso, basta localizar o certificado que deseja atribuir e clicar em GERENCIAR CERTIFICADO. Ao lado direito, aparecerá o botão ATRIBUIR CERTIFICADO. Basta clicar, informar o CPF e e-mail da pessoa a que será atribuído e clicar em ATRIBUIR. Assista o vídeo acima para mais informações.
Eu atribuí o certificado a uma pessoa, porém ainda não foi solicitada a emissão do certificado e, portanto, não foi utilizado. Posso atribuir a uma outra pessoa? Sim. Enquanto não for solicitada a emissão do certificado, é possível atribuir a uma outra pessoa.
Preenchir algumas informações erradas na hora da solicitação do certificado digital, posso está atualizando e corrigindo? É possível atualizar / corrigir as informações da solicitação do certificado digital antes do seu certificado ser emitido e aprovado pelo Serpro. Para atualizar / corrigir os dados:

  • 1. Acesse a página: https://cliente.serpro.gov.br.
  • 2. No menu no canto esquerdo clique em Solicitação de Certificado Digital.
  • 3. Na caixa "Situação" marque a opção "Todos".
  • 4. Em seguida botão "Gerenciar" no certificado adquirido.
  • 5. "Solicitar Certificado".
  • 6. Preencher novamente a solicitação.
Observação: Esse será o seu novo termo de titularidade com número de referência que será necessário para aprovação do certificado no momento agendado.
Esqueci de pagar o boleto, como posso tirar a segunda via? Para gerar um novo boleto, siga os passos abaixo:
  • Acesse a Área do Cliente e vá até o menu "Financeiro".
  • Encontre a data do boleto em atraso.
  • Clique em "Ações" (três pontinhos) e selecione "Gerar novo Boleto".
  • Aceite os termos e escolha uma nova data de vencimento (até 10 dias após a data original).
Após a atualização, o boleto estará disponível com a nova data na sua área de cliente. Além disso, ele será enviado automaticamente para o e-mail cadastrado.

Anterior Solicite agora Próximo


Última atualização: 12 de novembro de 2024
Criada: 9 de setembro de 2024