Ir para o conteúdo

Emissão e Instalação/ Reinstalação - CPF Serpro ID 3 Anos

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Emissão e Instalação/Reinstalação.

Meu Certificado Digital já foi emitido, como posso fazer a instalação? Após adquirir o seu SerproID e concluir a validação, o próximo passo é instalar o aplicativo SerproID. Para começar, baixe o app diretamente da Google Play ou da App Store. Basta digitar "SerproID" na barra de pesquisa.
Ao tentar instalar ou baixar o certificado digital, o usuário recebe a seguinte mensagem: "Não é possível realizar a operação de instalação, pois o pedido de certificado encontra-se com status: PENDENTE." O que fazer? A mensagem de status "PENDENTE" indica que o processo de aprovação do certificado ainda não foi concluído. Isso significa que o certificado não está disponível para download ou instalação. Esse status pode ser causado por dois motivos principais: a videoconferência de verificação de documentos ainda não foi realizada ou houve algum problema durante o procedimento.

Se o motivo for um problema na videoconferência ou falta de documentação:

  • 1. Localize o e-mail enviado pelo agente de registro do Serpro que solicitou a documentação.
  • 2. Responda a esse e-mail solicitando esclarecimentos sobre a pendência e como resolver.
Se a pendência for devido à conclusão do pedido do certificado:
  • 1. Acesse a Área do Cliente/Relacionamento pelo link:https://cliente.serpro.gov.br.
  • 2. No menu lateral, clique na opção Solicitação de Certificado Digital.
  • 3. Na opção Situação, selecione "Todos" e clique no botão GERENCIAR ao lado do pedido do certificado.
  • 4. Clique em ATRIBUIR CERTIFICADO DIGITAL e escolha o CPF do titular do certificado.
  • 5. Selecione a opção SOLICITAR CERTIFICADO e preencha os dados solicitados, gerando o Termo de Titularidade com o número de referência ou pedido (os campos com asterisco são obrigatórios).
  • 6. Após preencher, agende a aprovação do certificado.
  • 7. Escolha o agendamento por Videoconferência e selecione uma das salas disponíveis para o agendamento.
  • 8. Se houver dificuldades para agendar, entre em contato pelo e-mail: renovacertificados@serpro.gov.br.
Importante: Fique atento às mensagens de e-mail recebidas durante o processo, pois elas contêm todas as informações necessárias para o andamento do pedido.
Qual o prazo para baixar ou instalar o meu Certificado Digital?
  • O prazo contratual para baixar e instalar seu certificado digital é de 30 dias corridos. Embora seja possível instalar o certificado após esse período, podem ocorrer problemas na instalação, e não haverá tempo hábil para solucionar questões, uma vez que o prazo contratual já terá expirado.
  • Além desse prazo, há um prazo de 7 dias corridos para arrependimento da compra, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
  • Essas informações estão detalhadas no contrato de adesão, nos itens 5.2 e 8.1, que você aceitou durante o processo de compra do certificado na loja virtual do Serpro.
  • Recomendamos que você realize a baixa e instalação do certificado o mais breve possível, permitindo que avalie se ele atende às suas expectativas e que acione o suporte do Serpro dentro do prazo necessário para resolver qualquer problema.
  • O Serpro disponibiliza um instalador e manuais de instalação e configuração para auxiliar na baixa e instalação do seu certificado. Acesse: https://certificados.serpro.gov.br/instalador/.
  • Em caso de pedido de reembolso, é necessário passar por uma avaliação. Você pode acessar nossa central de ajuda em: https://centraldeajuda.serpro.gov.br/duvidas/pt/financeiro/reembolso.
Não consigo fazer a reinstalação Certificado Digital, como posso fazer? Como o seu certificado é um SerproID, o primeiro passo é instalar o aplicativo no seu dispositivo móvel. Para facilitar, consulte o Manual do Usuário, que traz todas as orientações necessárias para a instalação e uso.

Atenção: após a aprovação/emissão do certificado, não será possível alterar o número de telefone celular associado ao seu certificado SerproID. Certifique-se de que o número utilizado esteja correto.

Após a instalação do aplicativo, você pode testar o seu certificado digital de duas maneiras:

  • 1. Pelo celular: Faça login no Gov.br utilizando o seu certificado digital em nuvem.
  • 2. Pelo computador: Acesse o link de Teste aqui, mas para isso, é necessário ter o SerproID Desktop instalado e o certificado SerproID pareados ao seu computador.
Consulte as instruções detalhadas para a instalação do SerproID Desktop e o pareamento do certificado nas instruções disponíveis Aqui.

Anterior Solicite agora Próximo


Última atualização: 28 de janeiro de 2025
Criada: 9 de setembro de 2024