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Emissão e Instalação/ Reinstalação - CPF 3 Anos

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Emissão e Instalação/Reinstalação.

Meu Certificado Digital já foi emitido, como posso fazer a instalação? Para te ajudar na instalação do seu certificado A3, oferecemos uma Ajuda Interativa. Lembre-se que o certificado só pode ser baixado no token uma única vez. Em caso de perda da mídia, o certificado digital também será perdido, embora o mesmo token possa ser reutilizado para um novo certificado. Se você já executou o instalador e baixou o certificado, não repita o processo, pois isso gerará um erro.
Disponibilizamos Aqui alguns dos modelos de token mais utilizados do Serpro e seus respectivos drivers. Para o token Safenet, você pode utilizar o driver eToken 5100 e 5110 disponíveis no link.

Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver do token Starsign Crypto USB. Se o seu sistema operacional é Windows 11 e o Instalador não reconhecer o seu token, siga estes passos:

  • 1. Acesse o Painel de Controle Java (Configurar Java).
  • 2. Na aba "Java", clique em "Exibir" e desative as outras versões de Java, deixando ativo apenas o Java 1.8.0_202 (versão do Instalador).
  • 3. Após isso, execute novamente o instalador, e o token deverá ser reconhecido.

    Após a instalação do driver do token, do Instalador do Serpro, e a baixa do certificado no token, conforme as instruções acima, você poderá testar o certificado instalado clicando Aqui. Concluída a instalação, você poderá começar a utilizar o seu certificado digital imediatamente.

Fiz a instalação do meu Certificado Digital A3 e não consigo achar no meu navegador, como posso resgatar ? Se o seu certificado for do tipo gravado em mídia criptográfica (A3), é possível que os serviços "Propagação de Certificados" e "Cartão Inteligente" não estejam em execução no Windows. Para resolver isso, siga estas etapas:
  • 1. Abra o aplicativo Serviços no seu computador.
  • 2. Procure pelos serviços "Cartão Inteligente" e "Propagação de Certificados".
  • 3. Certifique-se de que esses serviços estejam em execução. Se não estiverem, inicie-os ou reinicie-os conforme necessário.
Ao tentar instalar ou baixar o certificado digital, recebo a seguinte mensagem: "Não é possível realizar a operação de instalação, pois o pedido de certificado encontra-se com status: PENDENTE." O que fazer? A mensagem de status "PENDENTE" indica que o processo de aprovação do certificado ainda não foi concluído. Isso significa que o certificado não está disponível para download ou instalação. Esse status pode ser causado por dois motivos principais: a videoconferência de verificação de documentos ainda não foi realizada ou houve algum problema durante o procedimento.

Se o motivo for um problema na videoconferência ou falta de documentação:

  • 1. Localize o e-mail enviado pelo agente de registro do Serpro que solicitou a documentação.
  • 2. Responda a esse e-mail solicitando esclarecimentos sobre a pendência e como resolver.
Se a pendência for devido à conclusão do pedido do certificado:
  • 1. Acesse a Área do Cliente/Relacionamento pelo link:https://cliente.serpro.gov.br.
  • 2. No menu lateral, clique na opção Solicitação de Certificado Digital.
  • 3. Na opção Situação, selecione "Todos" e clique no botão GERENCIAR ao lado do pedido do certificado.
  • 4. Clique em ATRIBUIR CERTIFICADO DIGITAL e escolha o CPF do titular do certificado.
  • 5. Selecione a opção SOLICITAR CERTIFICADO e preencha os dados solicitados, gerando o Termo de Titularidade com o número de referência ou pedido (os campos com asterisco são obrigatórios).
  • 6. Após preencher, agende a aprovação do certificado.
  • 7. Escolha o agendamento por Videoconferência e selecione uma das salas disponíveis para o agendamento.
  • 8. Se houver dificuldades para agendar, entre em contato pelo e-mail: renovacertificados@serpro.gov.br.
Importante: Fique atento às mensagens de e-mail recebidas durante o processo, pois elas contêm todas as informações necessárias para o andamento do pedido.
Porque que o meu Certificado Digital A3 aparece como “Pedido não Encontrado”? Se o certificado for do tipo A3-Token, teste o certificado utilizando este link. Se não funcionar, instale o driver correspondente ao modelo do seu token e à versão do seu sistema operacional. Você pode encontrar os drivers mais utilizados neste link.

Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver Starsign Crypto USB.

Qual o prazo para baixar ou instalar o meu Certificado Digital?
  • O prazo contratual para baixar e instalar seu certificado digital é de 30 dias corridos. Embora seja possível instalar o certificado após esse período, podem ocorrer problemas na instalação, e não haverá tempo hábil para solucionar questões, uma vez que o prazo contratual já terá expirado.
  • Além desse prazo, há um prazo de 7 dias corridos para arrependimento da compra, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
  • Essas informações estão detalhadas no contrato de adesão, nos itens 5.2 e 8.1, que você aceitou durante o processo de compra do certificado na loja virtual do Serpro.
  • Recomendamos que você realize a baixa e instalação do certificado o mais breve possível, permitindo que avalie se ele atende às suas expectativas e que acione o suporte do Serpro dentro do prazo necessário para resolver qualquer problema.
  • O Serpro disponibiliza um instalador e manuais de instalação e configuração para auxiliar na baixa e instalação do seu certificado. Acesse: https://certificados.serpro.gov.br/instalador/.
  • Em caso de pedido de reembolso, é necessário passar por uma avaliação. Você pode acessar nossa central de ajuda em: https://centraldeajuda.serpro.gov.br/duvidas/pt/financeiro/reembolso.
Como baixar/instalar o meu Certificado Digital A3 (Token) no Mac Os (Apple)? Se deseja baixar ou instalar o seu certificado digital tipo A3 (token) no Mac OS (Apple), mas não está utilizando um token SafeNet ou está enfrentando problemas, sugerimos que utilize o Instalador de Certificados Serpro em um computador com Windows. Depois, você poderá usar o certificado normalmente no Mac OS.

Isso ocorre porque o Instalador de Certificados Serpro está disponível para o Mac OS apenas para tokens SafeNet. O Serpro está trabalhando para expandir a compatibilidade com outros modelos de token.

Requisitos técnicos:

  • Instale o driver ou programa gerenciador do token.
  • Sistema Operacional: Windows 7 ou 10.
Caso você não tenha acesso a um computador com Windows ou esteja com dificuldades, entre em contato para fornecemos suporte técnico.

Se puder realizar o processo conforme os requisitos, siga as orientações abaixo.

Baixa e instalação do certificado digital tipo A3 (token).

A baixa e instalação do certificado A3 são feitas diretamente no site da Autoridade de Registro, o mesmo em que a solicitação inicial foi realizada.

Antes de baixar o certificado , é necessário:

    1. Instalar o driver ou programa gerenciador do token no computador onde você realizará a operação.
    2. Inicializar o token, definindo uma nova senha PIN. Esse procedimento varia conforme o fabricante do token e o driver deve ser baixado no site do fabricante. O Serpro oferece suporte apenas para os tokens que comercializa.
Instruções para baixar e instalar o certificado A3:

    1. Acesse: de Certificados Serpro, escolha o arquivo de acordo com o sistema operacional e faça o download.
Lembre-se de que o certificado só pode ser baixado uma única vez.
    2. Execute o instalador e siga as instruções na tela. Tenha em mãos:
    • Número de Referência e Código de Acesso (enviados por e-mail).
    • Senha de Relacionamento (de 8 a 12 caracteres, criada durante a solicitação).
      Durante o processo, será solicitada a senha PIN do token, criada durante a inicialização. Caso tenha perdido essa senha, você poderá recuperá-la com a senha PUK.

        3. Teste seu certificado acessando: Testar Certificado. Se não houver erros e o nome do titular aparecer, seu certificado está funcionando corretamente.
      Uso do certificado no Mac OS:

      Após baixar o certificado para o token, instale o driver do token no Mac para garantir que ele seja reconhecido.

      Além disso, será necessário instalar as cadeias de certificados para garantir o funcionamento em diferentes sistemas:

      • Acesse: Repositório/Cadeia de Certificados.
      • Baixe as três cadeias da seção "Cadeia de Certificados emitida em 28/03/2017".
      • Vá ao Finder, clique em "Downloads", localize a cadeia de certificados e clique duas vezes no arquivo para abri-lo no aplicativo "Acesso às Chaves".
Ao tentar instalar o certificado do Tipo A3 está ocorrendo a mensagem: Falha na geração do par de chaves. O que fazer? Se ao baixar o certificado aparecer a mensagem "Falha na geração do par de chaves", isso geralmente ocorre porque não há espaço disponível no token para uma nova instalação. Para resolver essa questão, siga as orientações abaixo:
    1. Verifique Certificados Existentes:
    • Verifique se já há outros certificados válidos armazenados no token. Caso não haja, você poderá formatar o token antes de tentar uma nova instalação.
    2. Atenção à Validade:
    • Sempre confira a validade do certificado existente no token antes de realizar a formatação. Para isso, você pode usar o aplicativo do próprio token ou acessar a página de verificação:Teste de Certificado - Serpro .
Não consigo fazer a reinstalação Certificado Digital, como posso fazer? Para instalar o certificado A3 em outro computador ou reinstalá-lo no mesmo dispositivo, é necessário primeiro instalar o driver do token/cartão no computador de destino. O certificado A3 já deve estar gravado no token.

Importante: Não conecte o token/cartão à porta USB até que a instalação do driver esteja concluída. Neste Link, você encontrará uma lista de modelos de token e seus respectivos drivers para instalação. Cada modelo possui um manual de apoio. Escolha o arquivo correspondente ao seu sistema, execute-o e siga as instruções na tela. Após finalizar a instalação, conecte o token ao computador e observe se um processo de instalação é iniciado na barra de tarefas. Se isso ocorrer, aguarde a conclusão.

Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver do token Starsign Crypto USB. Após esses passos, verifique se o certificado está funcionando corretamente, testando neste link de teste.

Porque o meu Certificado Digital A3 não reconhece o Tokin? Verifique se o driver do seu token/cartão está instalado corretamente e se é compatível com o seu token e sistema operacional. Importante: Não conecte o token/cartão à porta USB até que a instalação esteja completamente finalizada.

Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver do token Starsign Crypto USB. Se você estiver usando o Windows 11 e o Instalador não reconhecer o seu token, siga estes passos:

  • 1. Acesse o Painel de Controle Java (Configurar Java).
  • 2. Na aba "Java", clique em "Exibir".
  • 3. Desative as outras versões de Java instaladas na máquina, deixando apenas o Java 1.8.0_202 ativo (versão do Instalador).
  • 4. Após essa operação, execute novamente o Instalador, e ele deverá reconhecer o token.

Depois de instalar o driver do token e o instalador do Serpro, e realizar a baixa do certificado no token, conforme as instruções do manual e da Ajuda Interativa, você poderá testar o certificado instalado aqui.
Como formatar/inicializar o meu Certificado Digital A3 com Token? Para saber como formatar/inicializar o seu token acesse a nossa ajuda interativa através do Link e escolha a opção no menu lateral Certificado A3- Token e siga os passos para inicializar o seu token. Sendo o Token do modelo GD encontre orientação neste Manual de Instalação do Token GD.

Atenção: Verifique se não tem certificado válido antes de formatar. Se apagar um certificado válido do token, será necessário a aquisição de um novo certificado.

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Última atualização: 28 de janeiro de 2025
Criada: 9 de setembro de 2024