Emissão e Instalação/ Reinstalação - CPF 3 Anos
Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Emissão e Instalação/Reinstalação.
Não consigo fazer a reinstalação Certificado Digital, como posso fazer?
Para instalar o certificado A3 em outro computador ou reinstalá-lo no mesmo dispositivo, é necessário primeiro instalar o driver do token/cartão no computador de destino. O certificado A3 já deve estar gravado no token.Importante: Não conecte o token/cartão à porta USB até que a instalação do driver esteja concluída. Neste Link, você encontrará uma lista de modelos de token e seus respectivos drivers para instalação. Cada modelo possui um manual de apoio. Escolha o arquivo correspondente ao seu sistema, execute-o e siga as instruções na tela. Após finalizar a instalação, conecte o token ao computador e observe se um processo de instalação é iniciado na barra de tarefas. Se isso ocorrer, aguarde a conclusão.
Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver do token Starsign Crypto USB. Após esses passos, verifique se o certificado está funcionando corretamente, testando neste link de teste.
Meu Certificado Digital já foi emitido, como posso fazer a instalação?
Para te ajudar na instalação do seu certificado A3, oferecemos uma Ajuda Interativa. Lembre-se que o certificado só pode ser baixado no token uma única vez. Em caso de perda da mídia, o certificado digital também será perdido, embora o mesmo token possa ser reutilizado para um novo certificado. Se você já executou o instalador e baixou o certificado, não repita o processo, pois isso gerará um erro. Disponibilizamos Aqui alguns dos modelos de token mais utilizados do Serpro e seus respectivos drivers. Para o token Safenet, você pode utilizar o driver eToken 5100 e 5110 disponíveis no link.Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver do token Starsign Crypto USB. Se o seu sistema operacional é Windows 11 e o Instalador não reconhecer o seu token, siga estes passos:
- 1. Acesse o Painel de Controle Java (Configurar Java).
- 2. Na aba "Java", clique em "Exibir" e desative as outras versões de Java, deixando ativo apenas o Java 1.8.0_202 (versão do Instalador).
- 3. Após isso, execute novamente o instalador, e o token deverá ser reconhecido.
Porque que o meu Certificado Digital A3 aparece como “Pedido não Encontrado”?
Se o certificado for do tipo A3-Token, teste o certificado utilizando este link. Se não funcionar, instale o driver correspondente ao modelo do seu token e à versão do seu sistema operacional. Você pode encontrar os drivers mais utilizados neste link.Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver Starsign Crypto USB.
Porque o meu Certificado Digital A3 não reconhece o Tokin?
Verifique se o driver do seu token/cartão está instalado corretamente e se é compatível com o seu token e sistema operacional.- Para drivers mais utilizados: Consulte este link.
- Para o token Safenet: Utilize o driver eToken 5100 ou 5110 disponível neste link.
- Para o Token modelo GD: Siga as instruções no Manual de Instalação GD.
Observação: Se você possui um cartão inteligente, utilize o driver do token Starsign Crypto USB. Se você estiver usando o Windows 11 e o Instalador não reconhecer o seu token, siga estes passos:
- 1. Acesse o Painel de Controle Java (Configurar Java).
- 2. Na aba "Java", clique em "Exibir".
- 3. Desative as outras versões de Java instaladas na máquina, deixando apenas o Java 1.8.0_202 ativo (versão do Instalador).
- 4. Após essa operação, execute novamente o Instalador, e ele deverá reconhecer o token.
Como formatar/inicializar o meu Certificado Digital A3 com Token?
Para saber como formatar/inicializar o seu token acesse a nossa ajuda interativa através do Link e escolha a opção no menu lateral Certificado A3- Token e siga os passos para inicializar o seu token. Sendo o Token do modelo GD encontre orientação neste Manual de Instalação do Token GD.Atenção: Verifique se não tem certificado válido antes de formatar. Se apagar um certificado válido do token, será necessário a aquisição de um novo certificado.
Fiz a instalação do meu Certificado Digital A3 e não consigo achar no meu navegador, como posso resgatar ?
Se o seu certificado for do tipo gravado em mídia criptográfica (A3), é possível que os serviços "Propagação de Certificados" e "Cartão Inteligente" não estejam em execução no Windows. Para resolver isso, siga estas etapas:- 1. Abra o aplicativo Serviços no seu computador.
- 2. Procure pelos serviços "Cartão Inteligente" e "Propagação de Certificados".
- 3. Certifique-se de que esses serviços estejam em execução. Se não estiverem, inicie-os ou reinicie-os conforme necessário.
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Criada: 9 de setembro de 2024