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Emissão e Instalação/ Reinstalação - CNPJ 1 Ano

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre Emissão e Instalação/Reinstalação.

Não consigo fazer a reinstalação Certificado Digital, como posso fazer? Para exportar ou reinstalar o certificado (A1) em outro computador é necessário que você tenha uma cópia de segurança do seu certificado em uma mídia externa (pendrive ou HD).Este certificado pode ser um arquivo .p12 ou .pfx.

Temos uma ajuda interativa aqui para gerar a cópia de segurança do seu certificado, processo também conhecido como exportar o certificado.

Temos uma ajuda interativa aqui para instalar a cópia de segurança do seu certificado em outro computador, processo também conhecido como Importar o certificado.

Observação: Se você não tem a cópia de segurança e seu certificado foi excluído, não será possível a utilização, sendo necessário adquirir um novo certificado.

Meu Certificado Digital já foi emitido, como posso fazer a instalação? Para te guiar na Baixa e Instalação do Certificado A1 temos uma Ajuda Interativa.

O certificado só pode ser baixado através do Instalador de certificados uma única vez. Se já executou o instalador e baixou o certificado não o faça novamente pois apresentará mensagem de erro. Após baixar o certificado A1 você precisa fazer a importação do arquivo .p12 ou .pfx para o navegador para que o certificado funcione corretamente . Veja como Importar em nossa Ajuda Interativa.

Após a baixa e instalação faça um backup do seu certificado (arquivo .p12 ou arquivo .pfx). Temos uma ajuda interativa aqui para gerar a cópia de segurança do seu certificado, conhecido também como exportação.

Para testar o seu certificado Clique aqui. Depois de concluir a instalação, você já pode começar a utilizar o seu certificado digital.

Observação: O certificado A1 é do tipo Arquivo, não sendo possível instalar em Smartphone ou iPhone (Disponível apenas para Certificado Digital SerproID) nem mesmo em Token (Disponível apenas para Certificado Digital do tipo A3).

Comprei o certificado A1, mas apresentou erro ao instalar. O que eu faço? Verifique se a mensagem "Pedido não encontrado" está sendo exibida. Isso pode acontecer se você já usou o instalador de certificados e está tentando baixar o certificado novamente, ou se houve algum erro ao instalar o Instalador de Certificados no computador. Se você ainda não baixou o certificado e está enfrentando esse erro, desinstale o aplicativo de instalação e reinstale-o.

Após baixar o certificado, siga os próximos passos:

É necessário importar o certificado para que ele funcione corretamente. O certificado será baixado no computador na pasta do usuário, com um nome composto pelo número de referência seguido do CPF ou CNPJ, com extensão .pfx ou .p12. Para localizar o arquivo .pfx ou .p12 gerado durante o download, siga estas instruções:

  • No Windows: O arquivo estará em C:\Usuários\pasta_nome_do_usuário\
  • No Linux: O arquivo estará em /home/pasta_nome_do_usuario/
  • No Mac: O arquivo estará em /Users/pasta_nome_do_usuario/

Depois de localizar o arquivo .pfx ou .p12, clique duas vezes sobre ele para instalar o certificado.
Porque que o meu Certificado Digital A1 aparece como “Pedido não Encontrado”? A mensagem "Pedido não encontrado" ocorre quando o instalador de certificados já foi usado para baixar o certificado, ou devido a algum erro na instalação do Instalador de Certificados no computador.

Se você ainda não baixou o certificado e está recebendo essa mensagem, desinstale o aplicativo de instalação e instale-o novamente.

Após baixar o certificado, siga os passos abaixo:

Se o certificado for do tipo A1, será necessário importá-lo para que funcione corretamente. O certificado é baixado no computador na pasta do usuário, com um nome formado pelo número de referência seguido do CPF ou CNPJ, com extensão .pfx ou .p12. Para localizar o arquivo .pfx ou .p12 gerado durante o download:

  • No Windows: O arquivo estará em C:\Usuários\pasta_nome_do_usuário\
  • No Linux: O arquivo estará em /home/pasta_nome_do_usuario/
  • No Mac: O arquivo estará em /Users/pasta_nome_do_usuario/

Depois de localizar o arquivo .pfx ou .p12, clique duas vezes sobre ele para instalar o certificado.
Temos uma Ajuda Interativa que pode te ajudar nestes procedimentos. Veja como fazer no Menu Certificado A1 >> Importação.
Fiz a instalação do meu Certificado Digital A1 e não consigo achar no meu navegador, o que fazer? Primeiramente, verifique se o seu computador possui um antivírus. Se sim, o antivírus pode estar bloqueando o acesso HTTPS. Confira como o seu antivírus realiza o bloqueio de conexões seguras (HTTPS) e ajuste as configurações, se necessário.

Caso não haja um antivírus ou se o seu certificado for um arquivo, é possível que o certificado tenha sido baixado, mas não importado corretamente. Localize o arquivo com a extensão .p12 ou .pfx, dê um duplo clique sobre ele e siga as instruções para realizar a importação.

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Última atualização: 9 de setembro de 2024
Criada: 9 de setembro de 2024