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Compras - CNPJ Serpro ID 3 Anos

Nesse menu estão as principais perguntas e respostas sobre compras na Loja Serpro.

Tenho interesse de adquirir um Certificado Digital. Qual é a etapas de compra ?   1. Realize a Compra: Acesse a Loja Serpro e faça o pedido de compra. O pedido será enviado para o e-mail cadastrado.
  2. Efetue o Pagamento: Após o pagamento do certificado, a validação será realizada pela Loja Serpro em até 2 dias úteis. Quando o pagamento for aprovado, o status será atualizado para "Aprovado".
  3. Confirmação de Pagamento: Se o pagamento for feito com cartão de crédito, a confirmação é imediata. No caso de boletos, mesmo pagos via Pix, a confirmação pode levar até 2 dias úteis.
  4. Atribua o Certificado: Vincule o certificado ao CPF do responsável.
  5. Preencha a Solicitação: Complete a solicitação do certificado, onde será gerado o termo de titularidade e o número de referência, que identifica de forma única o certificado.
  6. Agendamento: Agende uma videoconferência (se você tiver biometria nas bases do Serpro ou CNH emitida a partir de 2017) ou compareça presencialmente para apresentar a documentação necessária. Após a aprovação, você poderá baixar e instalar o seu certificado.

Observação: É essencial preencher corretamente todas as informações na solicitação do certificado, pois após a aprovação, nenhum dado poderá ser alterado. Verifique seu e-mail regularmente, pois enviaremos informações e orientações em cada etapa do processo.
Você pode consultar o andamento do seu pedido, através da Área do Cliente, acessando Área Do Cliente na opção “Meus pedidos” clicando em "Consulta Processos de Compra". Confere as etapas de aquisição do certificado digital em nossa Loja ou através Deste Tutorial.

Não tenho Biometria cadastrada nas bases do Serpro, posso comprar o certificado? Para emitir um certificado por videoconferência, é necessário ter biometria cadastrada nas bases do Serpro ou CNH - Carteira Nacional de Habilitação emitida a partir de 2017. Caso não possua esta condição e reside em locais em Nossa Sede ou Regionais do Serpro, envie um e-mail para renovacertificado@serpro.gov.br verificando a possibilidade de fazer a coleta da biometria presencial ou se identificamos a sua biometria nas Bases Oficiais do Serpro. Caso não possua estas condições, você não poderá ser atendido pelo Serpro.
Em quais aparelhos posso usar o Certificado Digital? Para Certificado Digital SerproID: Em Smarthphones e Tablets e para Certificado Digital A1 e A3 pode ser acessado por Computadores.
Tenho interesse em ter o Certificado Digital SerproID, como faço para contratar? O fluxo para emissão do certificado digital em nuvem atende os mesmos requisitos de segurança dos certificados tradicionais. Você precisará realizar o pagamento, agendar o seu atendimento na Autoridade Registradora Serpro mais próxima e validar a sua documentação. Assim que seu certificado for emitido, será muito simples autorizá-lo no aplicativo SerproID. Acesse o manual do usuário SerproID.
Perdi o meu celular, o que acontece com o meu Certificado Digital? Seus dados continuarão seguros e é muito fácil resolver. Você poderá habilitar novos dispositivos a qualquer momento e bloquear o celular antigo. Além disso, o uso do seu certificado está protegido por uma senha (PIN) que só você terá conhecimento. Com o SerproID seu certificado não estará perdido, pois está armazenado com toda segurança em hardwares criptográficos no Serpro, autorizados pela ICP-Brasil e que só você tem acesso remoto.
Estou na fase de contratação do Certificado Digital, quais os Documentos Exigidos? Os documentos devem ser digitalizados nos formatos: PDF, JPEG ou PNG, em arquivos individuais, nítidos e coloridos.

Além dos documentos das Pessoas Físicas como:

  • Documento de identificação (válido em todo o território nacional, com assinatura e foto) - OBRIGATÓRIO:
  • Carteira Nacional de Habilitação - CNH (aceita mesmo se estiver vencida);
  • Registro Geral - RG;
  • Passaporte (desde que esteja dentro do prazo de validade. Caso seja estrangeiro não domiciliado no Brasil, deve possuir visto de permanência válido);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS (somente o modelo com foto digitalizada, em papel);
  • Carteiras de Órgãos de Classe (OAB, CRM, CFC, etc.);
  • Carteira Funcional (desde que contenha validade em todo o território nacional, emitida por força de lei e com fotografia);
  • Registro Nacional de Estrangeiro - RNE/CNE (desde que seja estrangeiro domiciliado no Brasil e dentro do prazo de validade. Se o portador completou 60 anos antes da data de vencimento ou é deficiente físico, pode ser aceita vencida);
  • CPF (caso não conste no documento de identificação);
  • Título de Eleitor (se informado no Termo de Titularidade);
  • CEI (quando tiver sido informado no momento da solicitação);
  • NIT/NIS/PIS/PASEP (quando informado na solicitação);
  • Comprovante de pagamento (se for o caso);

E, os documentos das Pessoas Jurídicas são:

  • Ato Constitutivo devidamente registrado no órgão competente (Contrato Social, Estatuto, Lei de Criação, Lei Orgânica, Requerimento de Empresário, Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, etc.);
  • Para empresas registradas através do sistema RLE - Registro e Licenciamento de Empresas, deverão ser apresentados:
  • Cópia do Ato Constitutivo;
  • Consulta de andamento da solicitação de abertura;
  • Certidão simplificada emitida pela Junta Comercial;
  • Todas as alterações (quando aplicável);
  • Documentos de eleição e posse dos administradores;
  • Se o Ato Constitutivo da Pessoa Jurídica explicitar a necessidade de eleição do Administrador, apresentar o documento de eleição;
  • CNPJ;
  • CEI (quando informado no momento da solicitação);
  • Comprovante de pagamento (se for o caso);
Quero comprar um Certificado Digital, quais são as formas de pagamento? A Loja Serpro disponibiliza as seguintes formas de pagamento:

  • Parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito;
  • Opção de pagamento por boleto bancário;
  • O boleto pode ser pago via Pix utilizando o QR code do próprio boleto.

    A confirmação do pagamento por cartão de crédito é imediata, já boletos, mesmo que pagos via pix, podem levar até 2 dias úteis para a confirmação de pagamento.

Observação: O Serpro não recebe mais pagamento via Nota de Empenho e GRU. Para usar o SIAFI, faça o pedido na Loja Serpro e siga as instruções.
Não gostei da escolha do meu Certificado Digital, posso realizar a troca depois que compra? Não fazemos troca entre tipos de certificados ou mudança de nome do responsável. Se houve algum erro na compra, você pode solicitar o reembolso e adquirir um outro certificado que melhor atenda a sua necessidade em nossa Loja de certificados.
Quero fazer anulação do meu Certificado Digital, como fazer a revogação? A revogação de um Certificado Digital é uma ação permanente que torna o certificado inutilizável. Só revogue o seu certificado por motivo de perda, furto, danos no certificado ou necessidade específica pois após revogar ele não poderá ser mais utilizado. Para orientações sobre o processo de revogação, você pode acessar a Ajuda interativa.
Meu Certificado Digital está quase vencendo, como posso fazer renovação do meu certificado digital? A renovação do Certificado Digital não pode ser feita com o mesmo contrato. É necessário realizar uma nova compra quando o certificado estiver próximo de expirar. No prazo de 90 dias antes do vencimento, enviaremos um aviso antecipado sobre o encerramento e vencimento do contrato.
Comprei o certificado digital na loja Serpro. O que devo fazer agora? Após a conclusão de todo o processo de compra do certificado, dois passos ainda são necessários:

ATRIBUIR O CERTIFICADO: É necessário definir quem será o responsável pelo uso do certificado. Veja como proceder em "Fiz a solicitação de um certificado para outra pessoa, como faço para atribuir o certificado?";

SOLICITAR A EMISSÃO DO CERTIFICADO: Através do botão solicitar certificado, você irá solicitar a emissão do certificado para uso. Lembre-se: Esse passo só poderá ser feito após a atribuição do certificado. Assista o vídeo para mais informações.

Fiz a solicitação de um certificado para outra pessoa, como faço para atribuir o certificado? Após a conclusão de compra do certificado, é necessário atribuir à pessoa que irá utilizar o certificado digital. Para isso, basta localizar o certificado que deseja atribuir e clicar em GERENCIAR CERTIFICADO. Ao lado direito, aparecerá o botão ATRIBUIR CERTIFICADO. Basta clicar, informar o CPF e e-mail da pessoa a que será atribuído e clicar em ATRIBUIR. Assista o vídeo acima para mais informações.
Eu atribuí o certificado a uma pessoa, porém ainda não foi solicitada a emissão do certificado e, portanto, não foi utilizado. Posso atribuir a uma outra pessoa? Sim. Enquanto não for solicitada a emissão do certificado, é possível atribuir a uma outra pessoa.

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Última atualização: 9 de setembro de 2024
Criada: 9 de setembro de 2024