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Perfil Cadastrador

CADASTRAR USUÁRIOPara cadastrar usuário, siga as instruções do vídeo disponível no Passo 5 do roteiro.
Transação/comando: >INCUSU – INCLUI USUÁRIO

Logo após ser cadastrado o usuário já pode ser reconhecido pelo Senha-Rede/Entrada, porém o seu Menu de Sistemas estará vazio (o que indica que ele não está habilitado em nenhum sistema e, portanto, não tem acesso a eles) ou será composto pelos sistemas de acesso geral, se houver algum na ocasião.
TROCAR SENHA DE USUÁRIO A senha gerada pelo Senha-Rede é uma senha de cadastramento, isto é, é composta de 8 caracteres letras e números, como em EJ9AX8CD.
Serve somente para a primeira entrada do usuário na rede, pois o Senha-Rede solicitará a sua troca imediata por uma senha escolhida pelo próprio usuário.
O cadastrador do órgão deverá passar essa senha aleatória gerada para o usuário e o mesmo deverá alterá-la, conforme instruções do Passo 3 do roteiro.
Transação/comando: >TROCSEN – TROCA A SENHA DO USUÁRIO
LIBERAR HABILITAÇÃO REVOGADA Para liberar habilitação revogada do usuário o cadastrador deverá seguir as mesmas instruções da TROCA DE SENHA.
Transação/comando: >TROCSEN – TROCA A SENHA DO USUÁRIO

A senha gerada pelo Senha-Rede é uma senha de cadastramento, isto é, é composta de 8 caracteres letras e números, como em EJ9AX8CD.
Serve somente para a primeira entrada do usuário na rede, pois o Senha-Rede solicitará a sua troca imediata por uma senha escolhida pelo próprio usuário.
O cadastrador do órgão deverá passar essa senha aleatória gerada para o usuário e o mesmo deverá alterá-la, conforme instruções do Passo 3 do roteiro.
REATIVAR USUÁRIO O usuário tem o seu acesso desativado pelo Senha-Rede quando passa mais de 45 dias sem efetuar a troca da sua senha.
Para reativar usuário inativo, o cadastrador utiliza, no Senha-Rede:
Transação/comando: >INRUSU – INCLUI E REATIVA USUÁRIO

A senha gerada pelo Senha-Rede é uma senha de cadastramento, isto é, é composta de 8 caracteres letras e números, como em EJ9AX8CD.
Serve somente para a primeira entrada do usuário na rede, pois o Senha-Rede solicitará a sua troca imediata por uma senha escolhida pelo próprio usuário.
O cadastrador do órgão deverá passar essa senha aleatória gerada para o usuário e o mesmo deverá alterá-la, conforme instruções do Passo 3 do roteiro.
LIBERAR USUÁRIO BLOQUEADO O usuário tem o seu acesso bloqueado pelo Senha-Rede quando são feitas cinco tentativas de entrada na rede utilizando o seu CPF e senhas inválidas.
Para liberar usuário bloqueado o cadastrador utiliza, no Senha-Rede, a seguinte transação:
Transação/comando: >LIBUSUBLOQ – LIBERA USUÁRIO BLOQUEADO

A senha gerada pelo Senha-Rede é uma senha de cadastramento, isto é, é composta de 8 caracteres letras e números, como em EJ9AX8CD.
Serve somente para a primeira entrada do usuário na rede, pois o Senha-Rede solicitará a sua troca imediata por uma senha escolhida pelo próprio usuário.
O cadastrador do órgão deverá passar essa senha aleatória gerada para o usuário e o mesmo deverá alterá-la, conforme instruções do Passo 3 do roteiro.
LIBERAR CONTEXTO DE USUÁRIO Liberar o contexto do usuário é limpar esse contexto da memória do computador, de forma que o usuário possa voltar a utilizar o sistema.
O usuário solicitará a liberação de contexto quando, após entrar na rede, ao solicitar a entrada em um sistema, a partir do menu de Sistemas, receber a seguinte mensagem:
** ESTE USUARIO JA ESTÁ USANDO O SISTEMA NO TERMINAL X **
Para liberar o contexto do usuário o cadastrador utiliza, no Senha-Rede, a seguinte transação:
Transação/comando: >LIBUSUCON – LIBERAR CONTEXTO DE USUÁRIO

Informar o código (CPF) do usuário que solicitou a liberação do contexto.
INATIVAR USUÁRIO Inativar usuário é eliminar todas as habilitações do usuário e, em seguida, passá-lo da situação "ATIVO" para a situação "INATIVO".
Para inativar usuários na Rede-Serpro, o cadastrador utiliza, no Senha-Rede:
Transação/comando: >INRUSU - INATIVA E REATIVA O USUÁRIO

Se o usuário estiver ativo será possível inativá-lo como usuário da Rede-Serpro confirmando a mesma. Será apresentada então a mensagem de inativação do usuário efetuada.
Se o usuário já estiver inativo é permitido a sua reativação.
Confirmando a reativação do usuário, será apresentada uma mensagem indicando que a reativação foi efetivada e a nova senha do usuário, que deverá ser entregue ao mesmo.
A senha gerada pelo Senha-Rede é uma senha de cadastramento, isto é, é composta de 8 caracteres letras e números, como em EJ9AX8CD.
Serve somente para a primeira entrada do usuário na rede, pois o Senha-Rede solicitará a sua troca imediata por uma senha escolhida pelo próprio usuário.
O cadastrador do órgão deverá passar essa senha aleatória gerada para o usuário e o mesmo deverá alterá-la, conforme instruções do Passo 3 do roteiro.
DESABILITAR O USUÁRIO DE UM SISTEMA O usuário deverá ser desabilitado quando não houver mais motivos para que ele utilize a Rede-Serpro, por exemplo, quando:
  • sair do órgão onde atua;
  • falecer;
  • mudar de atividade, não precisando mais ter acesso à Rede-Serpro;
  • etc

Para desabilitar um usuário de um sistema o cadastrador utilizará:
Transação/comando: >EXCUSUSIS – DESABILITA USUÁRIO EM UM SISTEMA POR VEZ

Para desabilitar um usuário de vários sistemas de uma vez o cadastrador utilizará:
Transação/comando: >EXCUSUVSIS – DESABILITA USUÁRIO EM VÁRIOS SISTEMAS DE UMA VEZ
EXCLUI USUÁRIO FISICAMENTE Atenção! Essa transação deverá ser usada somente após pedido à Receita, via Formulário de Acesso Unificado (FAU), de desabilitação dos perfis de consultas. Para EXCLUIR fisicamente um usuário o cadastrador deverá utilizar:
Transação/comando: >EXCUSU – EXCLUI USUÁRIO FISICAMENTE

Para EXCLUIR o usuário de todos os sistemas que ele estiver habilitado o cadastrador utilizará:
Transação/comando: >EXCUSUVSIS – EXCLUI USUÁRIO DE VÁRIOS SISTEMAS
EXCLUIR CADASTRADOR DE VÁRIOS SISTEMAS Atenção! Essa transação deverá ser usada somente após pedido à Receita, via Formulário de Acesso Unificado (FAU), de desabilitação dos perfis de consultas.
Para excluir habilitações de cadastradores de vários sistemas ao mesmo tempo utilize:
Transação/comando: >EXCADVSIS – EXCLUI CADASTRADOR DE VÁRIOS SISTEMAS

Os sistemas apresentados serão aqueles em que o cadastrador que estiver utilizando a transação, pode excluir da habilitação do cadastrador que está sendo excluído.
Demais transações de Recuperação (Consultas) As seguintes transações do Senha-Rede recuperam informações associadas ao cadastramento de usuários:
  • RDBUSU ==> Recupera os dados básicos do usuário, inclusive a sua situação, se está ATIVO, BLOQUEADO ou INATIVO;
  • RUSUNOME ==> Recupera o código do usuário a partir do nome do usuário;
  • RORGLOT ==> Recupera todos os órgãos da tabela de órgãos e locais utilizada no Senha;
  • RLOCTRAB ==> Recupera todos os locais de trabalho de um determinado órgão constante da tabela de órgãos e locais;
  • RSISUSU ==> Recupera o conjunto de sistemas em que o usuário está habilitado, ou seja, os sistemas que compõem o seu menu de sistemas personalizado com a respectiva situação do usuário em cada um deles: ATIVO ou REVOGADO;
  • RSISCAD ==> Recupera sistemas nos quais o usuário possui habilitação como cadastrador e sua respectiva situação: ATIVO ou REVOGADO;
  • RLOGSIS ==> Recupera a log de habilitação em sistemas, com informações sobre todas as operações executadas pelos cadastradores no sistema Senha-Rede e também informações de bloqueio de usuário;
  • RLOGUSU ==> Recupera o log da habilitação para um determinado usuário;
  • RSISCAD ==> Recupera sistemas nos quais o usuário possui habilitação como cadastrador e sua respectiva situação: ATIVO ou REVOGADO;
  • RPERCAD ==> Recupera a lista de perfis de um cadastrador;
  • RSISNODO ==> Recupera sistemas do nodo;
  • RCADSIS ==> Recupera cadastradores de sistema;
  • RDBSIS ==> Recupera dados básicos do sistema;
Consulta por faixa de Local de Trabalho
  • RCADPERLOC ==> Recupera Cadastradores de um perfil por local;
  • RUSUPERLOC ==> Recupera Usuário de Perfil por local;
  • RUSUTRALOC ==> Recupera Usuários de Transação por Local;
  • RCADSISLOC ==> Recupera Cadastradores do Sistema por local;
  • RUSUSISLOC ==> Recupera Usuários de Sistema por local.
Outras Consultas
  • RCADORG ==> Recupera Cadastradores de um órgão.
  • RCADPER ==> Recupera Cadastradores do perfil.
  • RHABUSU ==> Recupera Habilitações do Usuários no Sistema.
  • RPERSIS ==> Recupera Perfis de grupo do sistema.
  • RPERUSU ==> Recupera perfis do Usuários em um Sistema.
  • RUSUNODO ==> Recupera Usuários do nodo corrente.
  • RUSUPER ==> Recupera Usuários do perfil.
  • RUSUSIS ==> Recupera Usuários do sistema.
  • RUSUTRA ==> Recupera Usuários / transação.
  • RVINUSU ==> Recupera vínculos de usuários a Netnames/endereços IP´s.
Informações Adicionais para os processos que geram nova senha Serão apresentadas aqui as consultas que o cadastrador deve fazer ao receber uma das seguintes mensagens, quando do processo de geração de nova senha para um usuário:
SEN294 - VOCÊ NÃO ESTÁ AUTORIZADO A LIBERAR O BLOQUEIO DESTE USUÁRIO.
SEN295 - VOCÊ NÃO ESTÁ AUTORIZADO A TROCAR A SENHA DESTE USUÁRIO.
SEN296 - VOCÊ NÃO ESTÁ AUTORIZADO A REATIVAR ESTE USUÁRIO.
  1. Recupere o órgão de lotação: Na transação que está sendo utilizada (LIBUSUBLOQ, TROCSEN OU INRUSU), anote o número do órgão de lotação do usuário pois você poderá precisar dele nas próximas consultas.
    Caso você não saiba qual o número do seu órgão de lotação, execute a transação RDBUSU informando o seu CPF.
  2. Verifique se o seu usuário é cadastrador de algum sistema: Na transação RSISCAD (Recupera Sistemas do Cadastrador) informe o CPF do usuário para o qual você está gerando nova senha.
    Se aparecer a mensagem “SEN0292 - usuário não é cadastrador de nenhum sistema”, então passe para a verificação do item 3.
    Caso contrário, serão recuperados todos os sistemas nos quais o seu usuário é cadastrador.
    Se ele for cadastrador geral de pelo menos um sistema, então somente o Gestor do Senha-Rede poderá trocar a senha dele. Ação: oriente o usuário para que entre em contato com a sustentação do seu sistema no SERPRO e solicite que seja encaminhado ao Gestor do Senha-Rede a geração da sua nova senha.
    Se ele for apenas cadastrador parcial ou local de um ou mais sistemas, então você deve repetir a transação RSISCAD para o seu CPF e verificar se você é cadastrador de nível igual ou superior (Local < Parcial < Geral) de pelo menos um sistema no qual o seu usuário é cadastrador. Em caso afirmativo, e ainda assim você recebe uma das mensagens descritas acima, então entre em contato com a sustentação do seu sistema no SERPRO e relate o ocorrido para que seja feita uma verificação detalhada do problema.
    Se vocês não tiverem nenhum sistema em comum, como cadastradores, na situação descrita acima, então você deve orientar seu usuário a procurar um cadastrador, de nível igual ou superior, de algum dos sistemas nos quais ele é cadastrador para efetuar a geração da nova senha.
  3. Verifique se o órgão de lotação do usuário é igual ao seu: Se vocês estão lotados no mesmo órgão e ainda assim você não pôde gerar nova senha para seu usuário, então entre em contato com a sustentação do seu sistema no SERPRO e relate o ocorrido para que seja feita uma verificação detalhada do problema.
    Se vocês estão lotados em órgãos distintos, na transação REORGLOT (Recupera Órgão de lotação) pesquise o órgão de lotação do usuário. Verifique se na coluna “CAD.” contém “S”, indicando que este órgão possui cadastrador próprio. Se sim, então quer dizer que somente cadastradores deste órgão podem trocar a senha dos usuários lotados no órgão. Ação: você deve orientar seu usuário a procurar um cadastrador do órgão dele para efetuar a geração da nova senha.
    Se na coluna “CAD.” contém “N”, então execute a verificação do item seguinte.
  4. Verifique se o usuário está habilitado em algum sistema do qual você é cadastrador: Na transação RSISUSU (Recupera Sistemas do Usuário) informe o CPF do usuário. Se nos sistemas apresentados não constar nenhum dos sistemas dos quais você é cadastrador, então você deve orientar seu usuário a procurar um cadastrador do órgão dele ou de um de seus sistemas para efetuar a geração da nova senha.
    Se você é cadastrador com situação “ativo” de pelo menos um dos sistemas que foram apresentados e ainda assim você não pôde gerar nova senha para seu usuário, então entre em contato com a sustentação do seu sistema no SERPRO e relate o ocorrido para que seja feita uma verificação detalhada do problema.

Última atualização: 14 de março de 2024
Criada: 14 de março de 2024